Lançado o Movimento Maio Amarelo 2016

Lançado o Movimento Maio Amarelo 2016

2 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • Iniciou nesta segunda-feira (02), o Projeto Maio Amarelo – Chapecó 2016. A cerimônia de lançamento aconteceu no Sest/Senat e reuniu autoridades, comunidade e alunos da Escola Básica Municipal Jacob Gizi. O evento enfatizou a segurança de motoristas e pedestres através de uma peça teatral divertida sobre as regras no trânsito.

    “O Maio Amarelo serve como um alerta para a comunidade. Chega de perdermos tantas vidas inocentes no trânsito. Ações simples diariamente, podem reduzir os grandes índices que marcam as notícias em todo o país”, enfatiza o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

    Na oportunidade, um painel com a participação do Promotor de Justiça Eduardo Sens, do Procurador do Município Ricardo Cavalli, além de representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Sest/Senat, trouxeram dados importantes sobre as vidas que se perdem no trânsito.

    Para Paulo Cézar Martins, cadeirante desde os 18 anos de idade após ser vítima de acidente no trânsito, o que pode mudar as estatísticas é a conscientização das pessoas. “Enquanto motoristas a conscientização quando estão dirigindo e aos pedestres muita atenção ao atravessar a rua, além de maior fiscalização. Essas são ações de respeito a vida”, salienta.

    Programação

    Para conscientizar a comunidade e fazer com que prestem atenção aos altos índices de acidentes de trânsito, uma extensa programação será desenvolvida no decorrer deste mês. Somente esta semana, seis instituições educativas recebem o Projeto através de palestras educativas. A primeira foi a Escola Básica Municipal Demétrio Baldissarelli, no Distrito de Marechal Bormann. As ações prosseguem na terça-feira (03), na EBM Cruz e Souza, no Bairro Líder, na quarta-feira na EBM Alípio José da Rosa, na Linha Faxinal dos Rosas e EBM Jacob Gisi, no Engenho Braun .

    Ainda esta semana a Chapecó Criança – Cidadania Ação abraça a causa e dá início às atividades com o Projeto Trânsito Legal, desenvolvendo ações do movimento em todos os polos da instituição. Blitz educativa marca a programação no sábado, dia 7 de maio, na Avenida Getúlio Vargas.

    As vinte e oito Escolas Básicas Municipais também participam de um concurso que vida estimular a multiplicação de informação nas comunidades. As escolas serão decoradas com as cores do movimento, alunos e professores farão cartazes de conscientização. Os trabalhos serão publicados na página do facebook denominada Maio Amarelo Chapecó, sendo premiadas as publicações mais curtidas.

    “Os alunos são grandes multiplicadores de informação. Tudo o que aprendem levam para sua casa, seus amigos e sua comunidade, trazendo a amplitude e atenção que este tema merece”, disse o Prefeito.

    O Movimento

    O Movimento Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção da sociedade para os altos índices de violência no trânsito, um dos principais motivos de mortes e feridos no mundo. Dentre os objetivos está realizar ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil organizada, discutindo alternativas que garantam a segurança viária, tanto de pedestres, como de motoristas. Para reverter este quadro serão desenvolvidas ações de conscientização, aliadas ao amplo debate com a comunidade, falando sobre responsabilidades e comportamento durante os deslocamentos diários no trânsito.

    10 regras para um trânsito seguro

    • Todos os ocupantes dos veículos, adultos e crianças, devem usar o cinto de segurança inclusive no banco de traseiro.

    • Crianças de até 7 anos e meio, no carros devem usar os equipamentos de proteção adequados a idade (bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação).

    • Pedestre deve ser respeitado. Lembre-se: Você também é pedestre. Dê passagem a vida!

    • Dirigir embriagado reduz 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Se beber, vá de ônibus, táxi ou carona.

    • Bicicleta também é veículo, portanto deve respeitar a sinalização de trânsito. Motorista, mantenha uma distância segura de 1,5m ao ultrapassar ciclistas.

    • Respeite limites de velocidade. Reduza a velocidade em frente a escolas ou lugares de grande concentração de pedestres.

    • Motociclista use sempre os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaqueta.

    • Respeite as vagas reservadas para idosos e deficientes. A gentileza melhora a convivência no trânsito.

    • Não use o celular enquanto dirige. A distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao volante.

    • Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Pare e descanse antes de pegar a estrada.

    3 (2) 2 (3)

    Prefeitura de Chapecó