App que leva mais segurança às instalações elétricas comemora 200 mil downloads

App que leva mais segurança às instalações elétricas comemora 200 mil downloads

18 de novembro de 2020 Off Por Liliane Scaratti



  • Be-a-Bá da Elétrica bate recorde de usuários e se consolida como o melhor app para dimensionamento automático de instalações elétricas

    Nesta época de pandemia (Covid-19), os tutoriais da internet têm induzido os brasileiros a solucionar sozinhos problemas caseiros, como trocar um chuveiro, um disjuntor ou até mesmo instalar algum eletroeletrônico novo.

    A prática, que parece ser inofensiva, pode se tornar um perigo – ocasionando choques e curtos-circuitos devido a sobrecargas -, pois mesmo os pequenos reparos necessitam de profissionais capacitados, com experiência e acesso às normas de segurança.

    Entretanto, quando se opta pela contratação é comum, ainda, esbarrar em trabalhadores amadores, sem muita experiência, e que acabam realizando algumas gambiarras nas instalações elétricas.

    Mas, então, como garantir que tudo seja feito dentro das normas e de modo seguro?

    Pensando em ajudar profissionais do setor elétrico, como eletricistas, e disponibilizar informações confiáveis para tornar o seu trabalho rotineiro mais prático, dinâmico e seguro, foi criado o aplicativo Be-a-Bá da Elétrica.

    Além de apresentar conteúdos técnicos, como conceitos e normas de cada tipo de produto existente hoje no mercado, o app possui um recurso para cálculos automáticos que entrega os dimensionamentos prontos para uma correta instalação. Assim, elas tornam-se mais eficientes energeticamente e seguras.

    “O app pode ser utilizado por profissionais que atuam em ambientes residenciais, comerciais e industriais. Ele aponta, por exemplo, qual deve ser a bitola do fio e cabo que uma determinada instalação necessita, de acordo com os equipamentos a serem utilizados. Afinal, quanto maior a carga destes, maior deverá ser a dimensão do cabo. Há também informações úteis de como realizar a instalação do fio terra, quais disjuntores utilizar para cada aplicação a fim de evitar sobrecargas e curtos-circuitos, etc.”, explica Fabio Amaral, idealizador do aplicativo e diretor da Engerey Painéis Elétricos.

    Segundo Amaral, a ferramenta, intitulada Be-a-Bá PRO e que está dentro do aplicativo, também dá o dimensionamento de partidas e barramentos, além de dados técnicos de motores elétricos.

    Hoje, o aplicativo comemora cinco anos em uso e conta com mais de 200 mil usuários em 180 países, apesar de estar em português. “Recebemos a feliz notícia de que até uma engenheira da Lego, na Alemanha, utiliza o app”, conta o criador do Be-a-Bá da Elétrica.

    O app, disponível para Android e iOS, também está no topo dos apps do setor no Google Play, com nota 4,6, e já foi apontado como o melhor aplicativo de elétrica do Brasil.

    O Be-a-Bá da Elétrica foi desenvolvido pelas empresas Engerey, especializada na montagem de painéis elétricos, e a Reymaster, maior distribuidora de materiais elétricos do sul do Brasil.

    O link para baixar gratuitamente o Be-a-Bá da Elétrica é: http://www.engerey.com.br/be-a-ba-da-eletrica/mobile