Governador participa de ato para assinatura do contrato de concessão do aeroporto de Chapecó

Governador participa de ato para assinatura do contrato de concessão do aeroporto de Chapecó

11 de dezembro de 2020 Off Por Editor



  • O governador Carlos Moisés acompanhou o ato de assinatura do contrato de concessão para expansão, exploração e manutenção do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso de Chapecó. As operações, que ficam a cargo da Concessionária Voe Xap, empresa do Grupo Socicam, começam no próximo domingo, 13. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira, 11, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

    “A concessão traz investimentos imediatos e futuros. O impacto é muito positivo, gera atração de outros operadores, outras empresas, facilita a conexão do Oeste com o restante do país e porque não dizer do mundo. Vai dar segurança, acessibilidade, conforto para quem usa o aeroporto, além de desenvolver a região. Hoje lançamos aqui uma grande semente para que o Oeste de Santa Catarina seja muito maior do que ele é”, disse Carlos Moisés.

    O governador ressaltou ainda os incentivos do Estado, como redução da alíquota de ICMS de querosene de aviação de 17% para 12%, caso a companhia aérea opere voos regulares em, no mínimo, quatro aeroportos de Santa Catarina e para 7%, caso a companhia em, no mínimo, seis aeroportos de SC. O projeto de lei foi encaminhado para Alesc na última semana para apreciação e posterior votação.

    Concessão

    O contrato de concessão tem duração de 30 anos e prevê uma série de investimentos, como duplicação do tamanho do terminal, que passará a ter uma área construída de 2.400 metros quadrados; expansão da área comercial. Além da instalação de um moderno sistema de internet sem fio, o Wi-Fi 6, duplicação das salas de embarque e desembarque; duplicação do número de sanitários públicos; modernização dos equipamentos de auxílio a pousos e decolagens; implantação de moderno terminal de cargas.

    O diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam e presidente do Voe Xap, Marcelo Bisordi, informou que a partir de janeiro iniciam as obras em todo terminal, incluindo operação com equipamentos, que vai trazer a segurança necessária para os voos.

    “Temos 240 dias conforme o edital para entregar os investimentos do terminal com todas as melhorias. Vamos ter depois de concluído, um terminal com porte para 1,5 milhão de passageiros/ano. Ainda teremos novas rotas, uma delas, anunciada hoje, é da Companhia Azul, já marcada para o ano que vem para Curitiba e estamos em estudo para a partir de 2022, duas novas: Brasília e Guarulhos”, salientou, acrescentando que o aeroporto vai gerar 500 empregos diretos e indiretos.

    “Com as operações da Voe Xap, em Chapecó, a região pode vislumbrar os investimentos necessários, pelos quais a região anseia há muito tempo. A concessão irá ampliar o potencial da região e apresentar novas possibilidades de investimentos, além do previsto no período de concessão. Este dia é um marco para Chapecó e para Santa Catarina”, declarou a vice-governadora Daniela Reinehr.

    O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso será o 15º terminal aeroportuário gerido pela Socicam.

    “A parceria entre o município, Estado e União fez com que pudéssemos trazer a ferramenta mais moderna que os aeroportos têm no mundo, que é a concessão. Modernizando o terminal, modernizamos nossa economia e o desenvolvimento regional. É uma grande conquista para Chapecó, um avanço para toda a Grande Região”, pontuou o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

    Ainda no evento o prefeito entregou a ordem de serviço para a restauração de 3,5 quilômetros, entre o contorno Viário Oeste e o aeroporto, no valor de R$ 4,3 milhões.

    Sobre o aeroporto

    O aeroporto de Chapecó é considerado um dos maiores aeroportos regionais do país em infraestrutura, movimentação de passageiros e área de abrangência. Localizado em posição geográfica favorável, atende um raio de 300 municípios entre o Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná e o Noroeste do Rio Grande do Sul. Beneficiando cerca de 2,5 milhões de habitantes. O aeródromo contabiliza hoje uma média de 30 mil embarques e desembarques mensais e 40 voos semanais por semana.

    O ato foi acompanhado pelo o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Thiago Vieira, deputados estaduais Altair Silva, Mauro de Nadal, outras autoridades da região, secretários e integrantes do Governo do Estado.