Prefeitura de Chapecó realiza ação de combate ao mosquito borrachudo no interior

Prefeitura de Chapecó realiza ação de combate ao mosquito borrachudo no interior

14 de dezembro de 2015 Off Por Chapecó



  • Uma ação da Prefeitura de Chapecó está auxiliando no combate a proliferação do mosquito popularmente conhecido como borrachudo. Através de um convênio com o Governo do Estado, o município recebeu 100 litros de inseticida biológico, que será distribuído aos agricultores que manifestarem interesse.
    Nesta semana, técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizam a aplicação do material nos pontos estratégicos das propriedades, priorizando os locais de maior concentração do mosquito, com umidade e sujeira. “Estamos capacitando às famílias para que possam realizar a aplicação, que é simples e segura, porém exige treinamento. Além disso, o inseticida não causa danos ao meio ambiente e ao ser humano”, afirma o Secretário da pasta, Valdir Crestani.
    Os agricultores interessados em receber o inseticida podem entrar em contato com a Secretaria através do telefone 2049-9117, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h45 e das 13h30 às 17h45.
    prefeitura-de-chapeco-realiza-acao
    A proliferação do borrachudo 
    Os borrachudos são pequenos insetos de coloração escura que nascem em rios e córregos. As consequências da sua grande reprodução são os desmatamentos das matas ciliares, entulhos atirados nas águas, rejeitos industriais, dejetos humanos e animais. “Essas ações geram um desequilíbrio no ecossistema, reduzindo o número de predadores e, consequentemente, o aumento da comunidade de borrachudos”, explica o Engenheiro Agrônomo Emerson Horostecki.
    Os borrachudos atacam qualquer parte do corpo que esteja exposta, causando desconforto e irritação. A picada é dolorida e pode causar alergias, ferimentos graves decorrentes da coceira e até infecções.
    Em Santa Catarina, há 35 espécies de borrachudos catalogadas, mas somente duas ou três se alimentam de sangue humano (apenas as fêmeas necessitam de sangue, para a maturação dos ovos). A época de maior ocorrência é nos meses mais quentes, mas o inseto tem estado presente o ano todo. A principal espécie encontrada no Estado é a Simulium pertinax.
    Para conter a proliferação do mosquito, além da limpeza de rios e córregos, é fundamental combater a poluição e o desmatamento. A mata ciliar faz sombreamento do leito dos rios, reduzindo a temperatura e dificultando o surgimento dos ovos do mosquito.
    Como evitar a proliferação do mosquito
    • Não jogar lixo na água;
    • Limpar córregos e rios, retirando entulhos, folhas e galhos onde as larvas se abrigam;
    • Evitar o lançamento de dejetos orgânicos nos córregos e manter as áreas de criação de animais longe desses locais;
    • Preservar e recuperar a mata ciliar para evitar dispersão dos insetos para outras áreas;
    • Garantir a preservação de pássaros e insetos que se alimentam dos borrachudos;
    • Manter a água dos córregos povoada com cascudos. Esse peixe atua no controle biológico dos borrachudos.

    Prefeitura de Chapecó