Decreto fecha casas noturnas, bailões e pubs até sexta-feira em Chapecó

Decreto fecha casas noturnas, bailões e pubs até sexta-feira em Chapecó

9 de fevereiro de 2021 Off Por Editor



  • O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, anunciou em entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira, o fechamento de casas noturnas, pubs, bailões, boates e tabacarias até sexta-feira. Cinemas e teatros também. Essa medida é uma das previstas em decreto que será publicado nesta terça-feira à tarde. As medidas foram anunciadas após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

    Outras medidas são o fechamento de parques e praças das 20h às 7h da manhã, suspensão de eventos esportivos e redução da lotação de academias para 50%. O horário de bares e restaurantes foi reduzido em uma hora, fechando as portas às 22h e atendendo de portas fechadas até às 23h. Apresentações artísticas em bares, restaurantes e eventos sociais estão proibidas. Há determinação para supermercados e lojas proibirem entrada de mais de duas pessoas do mesmo núcleo familiar, proibição de aglomeração e intensificação da fiscalização.

    O delegado regional da Polícia Civil, Ricardo Casagrande, também anunciou um rigor maior.

    “Os proprietários dos estabelecimentos que descumprirem as regras serão enquadrados criminalmente em desobediência, artigo 330 do Código Penal, e infringir medidas de contenção de doença contagiosa , artigo 268. Em caso de festas clandestinas todos os presentes serão enquadrados. Eles estarão sujeitos a transação penal e processo judicial”, disse Casagrande.

    O prefeito também acordou com o presidente da Câmara de Vereadores, João Rosa, para a aprovação de uma lei para que o estabelecimento que descumprir as regras seja interditado por 15 dias. Em caso de reincidência, será fechado por 30 dias e, persistindo, terá o alvará cassado. A expectativa é que os vereadores aprovem a medida até sexta-feira.

    João Rodrigues disse que a medida é para punir somente o infrator e não todo o mundo. Ele afirmou que não quer fazer “lockdown”, mas também não vai se omitir em tomar medidas para conter o aumento de contágio da doença.
    De acordo com o diretor técnico da secretaria da Saúde, João Lenz, os atendimentos nos três ambulatórios –Efapi, Ivo Silveira e UPA – passaram de uma média de 250 por dia para 650 na sexta-feira.

    O diretor do Hospital Regional do Oeste, Osmar de Oliveira, disse que na manhã desta terça-feira tinha 40 pacientes internados usando respiradores, sendo que cinco já eram dos dez novos encaminhados pelo Governo do Estado.
    Além disso pacientes estão sendo transferidos para outros hospitais, inclusive um via área. O secretário de Saúde, Luiz Carlos Balsan, destacou que o Governo do Estado colocou um avião Arcanjo, dos bombeiros, à disposição para transferências.

    O prefeito João Rodrigues disse o momento em que todos precisam colaborar.
    “Minha intenção não é fechar nada mas não vamos nos omitir diante de hospitais lotados e filas nos ambulatórios. Com ajuda do Governo do Estado conseguimos dez respiradores, sendo que cinco já estão funcionando, e agora vamos tomar as medidas necessárias porque alguns descumpriram o voto de confiança que foi dado. Nós pedimos que a população colabore, não faça aglomeração, pois precisamos frear o contágio”, disse João Rodrigues.

    CONFIRA O DECRETO NA ÍNTEGRA