Fotos: Nuvem funil chama atenção de moradores no Sul de SC

Fotos: Nuvem funil chama atenção de moradores no Sul de SC

10 de fevereiro de 2021 Off Por Editor



  • Fenômeno ocorre se a base da nuvem não tocar o solo. Em Itapoá, foi visto um fenômeno parecido, uma tromba d’água.

    Uma nuvem tipo funil chamou a atenção de moradores de Forquilhinha, no Sul catarinense nesta quarta-feira (10). Apesar do formato, não se trata de um tornado, já que a nuvem não chega a tocar o solo.

    De acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski o fenômeno ocorre normalmente no verão, “quando se tem um ar quente e úmido de origem tropical, do Centro-Norte do Brasil”. O fenômeno não é perigoso, pois não toca o solo.

    A nuvem tipo funil tem um “grande desenvolvimento vertical”, conforme o meteorologista. “Entre a base e o topo, tem 14, 15 quilômetros de altura”, explicou.

    Com a altitude, a temperatura no topo vai diminuindo e essa diferença com a base ajuda a gerar vento dentro da própria nuvem.

    Já no Norte do estado, em Itapoá houve relato de uma tromba d’água. Segundo Puchalski, trata-se do mesmo tipo de nuvem, mas a diferença é que ela toca a água, no caso o mar. Nessa situação, pode haver perigo para embarcações, caso estejam próximas à base da nuvem.

    Outras nuvens curiosas em SC

    Em novembro, uma nuvem funil também chamou atenção de moradores de Itajaí, no Vale, que chegaram a filmar o fenômeno.

    No início deste mês, também foi registrada outra nuvem curiosa no Sul catarinense, a chamada “nuvem de rolo”. Por conta da instabilidade, a nuvem se deslocou de forma rápida e provocou rajadas intensas de vento.

    Conforme a meteorologista da Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), Marilene de Lima, a “nuvem rolo” costuma aparecer em áreas próximas ao litoral e ocorre antes de temporais, com ventos fortes.

    “Ela se forma quando tem uma virada no tempo, como uma frente fria chegando ou passando. De vez em quando aparece alguma mais longa e com mais tempo de duração, daí vira um sucesso. Dependendo do horário, tem umas que são uma verdadeira pintura”, disse.

    Com informações G1 SC