Vaga para empregada doméstica exige “fazer churrasco” e viraliza em SC

Vaga para empregada doméstica exige “fazer churrasco” e viraliza em SC

12 de fevereiro de 2021 Off Por Editor



  • Dirigir também era requisito; Em 24 horas foram mais de 500 compartilhamentos e 1,5 mil comentários.

    O anúncio de uma vaga para empregada doméstica em Joinville viralizou na Internet ao exigir que a candidata soubesse “fazer churrasco” e “dirigir”. Uma foto do anúncio foi parar na página Vagas Arrombadas, no Facebook, e já conta com 1,5 mil comentários e 580 compartilhamentos em menos de 24 horas.

    Mesmo que a vaga parecesse comum, por solicitar habilidades que geralmente estão inclusas neste tipo de trabalho como lavar roupas, limpar e cozinhar, o fato de ser especificado a necessidade de “fazer churrasco” chamou a atenção e não passou batido pela internet. “Se puder participar do churrasco, tenho interesse” e “saber fazer pão de alho é um diferencial”, foram alguns dos comentários feitos na postagem.

    Redes Sociais

    Apesar de ter sido considerada uma “vaga arrombada”, o professor de Direito da Univille Luis Felipe do Nascimento Moraes explica que não há infração da lei neste caso. “No trabalho doméstico é algo tradicional a possibilidade de fazer comida para a família. O churrasco entraria nesta hipótese”, comenta.

    O mesmo vale para a solicitação de dirigir. Porém, Moraes enfatiza que é necessário que as duas partes, empregado e empregador, deixem claro em contrato quem será o responsável por arcar com os gastos de multas, reparos, combustível e casos de acidentes, a fim de evitar constrangimentos e possíveis descontos salariais.

    Para a agência responsável pelo anúncio, a vaga viralizou por conta de um juízo de valor, ou seja, um julgamento baseado em um conjunto particular e pessoal de valores. Inclusive, a empresa cita que a vaga foi encerrada porque houve candidatos interessados na função e um deles foi contratado.

    A agência, que atua no recrutamento e pré-seleção dos interessados, explica que todos os cuidados são tomados para garantir o cumprimento da lei trabalhista e, por isso, todas as vagas e exigências são avaliadas por uma psicóloga especializada.

    Com informações O Município