Após volta às aulas, 99 professores testam positivo para Covid-19 em SC

Após volta às aulas, 99 professores testam positivo para Covid-19 em SC

23 de fevereiro de 2021 Off Por Editor



  • De acordo com a Secretaria de Promoção da Saúde, ao menos 140 alunos já foram afastados por terem tido contato com pessoas contaminadas. Desses, cinco estão com suspeita do novo coronavírus.

    A prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, confirmou na noite de segunda-feira (22) que 99 professores testaram positivo para o coronavírus desde o início das aulas deste ano. O número é referente aos profissionais da rede municipal, estadual e particular de ensino.

    Além deles, outros dois estudantes também foram diagnosticados com a Covid-19. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), ao menos 140 alunos já foram afastados por terem tido contato com pessoas contaminadas. Desses, cinco estão com suspeita da Covid-19.

    Os nomes das escolas em que foram registrados casos não foram divulgados. No entanto, os casos foram registrados nas 51 unidades de educação que espalhadas pelo município.

    A terceira cidade mais populosa do estado tem 36 mil alunos da rede municipal e 3,3 mil professores efetivos e ACT´s. No dia 8 de fevereiro, 24 mil voltaram às atividades presenciais.

    Protocolo

    De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada escola é o responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19. Assim, esses locais são fechados e as pessoas que tiveram contato com os professores com a doença são afastados.

    Com base nesses números e nos casos nas unidades de ensino, foram determinados pelo município as seguintes medidas:

    A turma onde o professor titular ou um aluno até o 5º ano estiver com Covid-19 será afasta por 14 dias (incluindo CEIs);
    No caso das turmas maiores (acima do 6º ano), havendo 50% dos professores da turma positivos, afasta-se o professor e os alunos por 14 dias;
    No caso de alunos positivos ou suspeitos (acima do 6º ano), afasta-se apenas o aluno infectado por 14 dias.

    Covid-19

    Na noite de segunda-feira, Blumenau chegou a marca de 34,2 mil pacientes infectados pela Covid-19. Terceira no ranking de casos e quarta no número de óbitos no estado, a cidade perdeu 320 pessoas para a Covid-19.

    O estado tem 641.840 casos confirmados de Covid-19, com 6.988 mortes, de acordo com boletim do governo do estado desta segunda-feira (22). A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) SUS é de 89,02%.

    Mapa de risco

    Blumenau está em uma das 15 regiões em nível gravíssimo para a Covid-19. A atualização do mapa de risco potencial das regiões foi divulgada na manhã de sábado (20) pela Secretaria de Estado da Saúde.

    Com informações G1 SC