Brasil se destaca como 6° país do mundo que mais vacinou a população contra a Covid-19

Brasil se destaca como 6° país do mundo que mais vacinou a população contra a Covid-19

5 de março de 2021 Off Por Editor



  • Segundo dados compilados pela plataforma Our World in Data, o País já aplicou 8,8 milhões de doses.

    Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, nessa quarta-feira (3), após um mês do início do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, o Brasil é o sexto país que mais aplicou doses contra a doença no mundo. A informação é do ranking divulgado pela plataforma Our World in Data, gerenciada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e que acompanha a evolução da vacinação contra a doença em todos os países com campanhas em andamento. Segundo dados compilados pela plataforma, já foram aplicadas 8,8 milhões de doses.

    Foi divulgado ainda o cronograma de entrega aos estados de 2,5 milhões de doses da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil. Em março, a pasta também aguarda a chegada de 18 milhões de doses da vacina do Butantan e mais 16,9 milhões da vacina da AstraZeneca. Até o momento, o Brasil já distribuiu aproximadamente 17 milhões de doses aos Estados e Distrito Federal. Os dados estão disponíveis na na Plataforma LocalizaSUS, do Governo Federal.

    A previsão é que, até julho, sejam distribuídas mais de 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aos estados, a fim de dar continuidade à vacinação da população e ampliar o alcance dos grupos prioritários previstos no Plano. O anúncio leva em conta as negociações com os laboratórios União Química/Gamaleya e Precisa/Bharat Biotech, que garantirão ao Brasil a chegada da vacina russa Sputnik V e da indiana Covaxin, respectivamente.

    Grupo prioritário

    Visando um retorno de aulas seguro, o Governo Federal incluiu os trabalhadores da área de educação na lista dos serviços essenciais e que vão fazer parte do grupo prioritário de vacinação contra Covid-19 no País.

    Crédito extraordinário

    Na última semana, por meio da Medida Provisória Nº 1.032, publicada no Diário Oficial da União, o Governo Federal destinou um crédito extraordinário no valor de R$ 2,8 bilhões para o Ministério da Saúde. O montante deverá ser utilizado para fortalecer o sistema público de saúde no combate a Covid-19. Os recursos serão destinados a Fundação Oswaldo Cruz, ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e ao Fundo Nacional de Saúde.

    Com informações do Ministério da Saúde