Saúde intensifica vacina HPV e Meningite

Saúde intensifica vacina HPV e Meningite

31 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • O mês de junho será de intensificação da vacina do HPV Quadrivalente e da Vacina meningocócica C. A vacinação acontecerá nas escolas públicas e privadas e visa aumentar a cobertura vacinal, visto que a procura está abaixo do esperado. Além da programação nas escolas, os pais ou responsáveis podem levar os adolescentes até ao posto de saúde mais próximo para procurar a atualização das vacinas necessárias. Os postos de saúde atendem das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Importante levar a caderneta de vacina, documento de identificação com foto e o Cartão Nacional do SUS – Sistema Único de Saúde.

    A vacina do HPV é indicada para meninas de 9 a 14 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias) e meninos de 12 a 13 anos de idade (13 anos 11 meses e 29 dias). Já a vacina contra a Meningite C para adolescentes de 12 e 13 anos. Para que a vacina seja aplicada nas escolas, o pai ou responsável deverá assinar um termo de autorização, que depois de assinado, deverá retornar à escola juntamente com a Caderneta de Vacinação e o Cartão Nacional do SUS. A Vacina de HPV Quadrivalente já era oferecida desde 2014 para meninas e, em 2017, passou a será oferecida também para os meninos. Tanto para os meninos, quanto para as meninas, são duas doses da vacina; a segunda, 06 meses a partir da primeira dose.

    Considerando que a cobertura estadual de vacinação contra o HPV referente ao ano de 2016 é de 26%, sendo que quatro municípios possuem cobertura de 0%, 180 municípios até 30%, 79 municípios até 40% e 19 municípios entre 40% e 57%, identificou-se a necessidade de uma estratégia de intensificação da vacinação contra o HPV. A proposta aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) foi de intensificar as ações nas escolas durante o mês de junho. Em Chapecó, a estimativa no município de Chapecó entre os anos de 2014 a 2016 é de 10.932 adolescentes entre a faixa etária entre 09 e 15 anos. Foi registrada uma cobertura estadual de vacinação contra o HPV referente ao ano de 2016 é de 26% no estado e 20% municipal. Em 2017, Chapecó aplicou 1.254 vacinas.

    O objetivo de vacinar os adolescentes antes do início da vida sexual e para ter mais eficácia na proteção contra os cânceres graves de pênis, anus, colo de útero, vagina, verrugas genitais, prevenindo também casos de cânceres de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais em ambos os sexos. A inclusão da vacina para os meninos diminui a circulação do vírus, consequentemente diminui a incidência de casos da doença em ambos os sexos, já que eles são os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras. Ao receberem a vacina, os homens colaborarão com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres.

    A vacina meningocócica C era realizada em três doses para crianças de até 01 ano de idade. A ausência de anticorpos em adolescentes têm exigido novas estratégias de imunização, por isso, foi incluído um reforço na adolescência. Ambas as vacinas tem um público etário bastante semelhante, por isso, quando procurarem o posto de saúde, já poderão atualizar as duas vacinas.