Município do extremo oeste estuda colocação de pulseiras de identificação em infectados ou suspeitos da Covid-19

Município do extremo oeste estuda colocação de pulseiras de identificação em infectados ou suspeitos da Covid-19

8 de março de 2021 Off Por Editor



  • Medida visa impedir que as pessoas burlem o isolamento social.

    A Administração Municipal de Guaraciaba se reuniu na última sexta-feira (5) para adotar novas medidas contra a propagação da Covid-19. A informação é do prefeito, Vandecir Dorigon. Ele explica que uma das medidas adotadas foi manter às aulas remotas por pelo menos mais uma semana.

    Além disso, o chefe do Executivo Municipal destaca que outras medidas serão adotadas por meio de um novo decreto que passa a vigorar a partir desta segunda-feira (8). No momento já há um decreto municipal em vigor, além do estadual.

    Conforme Dorigon, uma das novidades levantadas na reunião foi um estudo para a colocação de pulseiras indicativas nos munícipes positivados e considerados suspeitos para o coronavírus e que precisam passar pelo isolamento social.

    O prefeito ressalta que a medida visa impedir que as pessoas burlem o isolamento social, uma vez que os comércios não podem deixar adentrar em seus estabelecimentos aqueles que estejam utilizando a fita identificadora. A comunidade também poderá denunciar irregularidades caso avistem pessoas infectadas e suspeitas circulando pelas ruas.

    “Recebemos denúncias nos últimos dias, em decorrência de que as pessoas estão consultando junto à Triagem, recebem a orientação do isolamento e após isso, passam nos supermercados, lojas, o que pode propagar a disseminação do vírus”, comentou. “Neste momento delicado, sem leitos de UTI, o que devemos fazer é adotar medidas mais drásticas para frear essa propagação”.

    Em caso de necessidade de consulta, e o paciente estiver com a pulseira, as equipes poderão dar encaminhamento com mais facilidade, uma vez que já se trata de paciente positivo ou suspeito. Dorigon ressalta que uma consulta junto ao Ministério Público está sendo feita para saber se é possível colocar a ideia em prática. Também será criado um Projeto de Lei, pois a intenção é que seja aplicada multa nos cidadãos que descumprirem o isolamento ou deixarem de utilizar a identificação.

    Com informações Oeste em Foco