Secretária de Saúde é investigada por furar fila da vacina contra Covid-19 em SC

Secretária de Saúde é investigada por furar fila da vacina contra Covid-19 em SC

22 de março de 2021 Off Por Editor



  • O MPSC investiga o caso que teria ocorrido no município de Planalto Alegre, no Oeste do Estado, após receber duas denúncias.

    A secretária de Saúde do município de Planalto Alegre, no Oeste de Santa Catarina, Elsa Ferla Dallacorte, é investigada por suspeita de ter furado a fila da vacinação contra a Covid-19. A investigação está aos cuidados do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), por meio da 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, também no Oeste do estado.

    Segundo informações preliminares da promotoria de Chapecó, responsável pelas apurações, o MPSC recebeu duas denúncias de que a secretária teria passado na frente de pelo menos 13 servidores efetivos e seis agentes comunitários de saúde que teriam prioridade para receber as duas doses do imunizante.

    Outros seis servidores públicos da cidade serão ouvidos como informantes pois, segundo o MPSC, durante a investigação, poderão ser colhidas informações que os coloquem na posição de investigados.

    De acordo com o MP, a investigação está apurando a prática, em tese, de atos de improbidade administrativa, que resultaram em violação aos princípios administrativos por parte da secretária que, valendo-se do cargo público ocupado, teria sido imunizada na primeira etapa da campanha de vacinação. As testemunhas ainda não foram ouvidas e o caso segue sendo investigado.

    Ainda conforme o MP, ela estaria contrariando, entre outros instrumentos normativos, a Deliberação 002/CIB/2021, da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. A normativa estabelece a definição dos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19 no Estado.

    Contraponto

    A Administração Municipal de Planalto Alegre informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está tomando conhecimento das informações durante a tarde desta segunda-feira (22), e um posicionamento só acontecerá após os fatos serem devidamente averiguados.

    Com informações ND+