
Gestantes de Chapecó: acompanhamento e orientações influenciam nos índices
14 de maio de 2016A partir do momento que a mulher descobre estar grávida, começa uma etapa de preparação para a futura mamãe e toda família. É um momento especial e de muita ansiedade pela chegada do novo integrante. Mas também um período de muitas dúvidas e incertezas. Em Chapecó as gestantes têm todo o acompanhamento necessário durante a gestação, incluindo os cuidados com a mãe e o bebê. Além do pré-natal realizado nos Centros de Saúde da Família, tem os cursos de gestantes e toda a estrutura e especialistas da Clínica da Mulher, que também atendem as gestantes de alto risco. Existem ainda os programas como o “Infância Mais Amor”, que ao lado da Estratégia Saúde da Família, é uma das ações direcionadas às gestantes em situação de vulnerabilidade, com foco nas adolescentes. Entre as atividades desenvolvidas pelo programa está o incentivo ao nascimento saudável, aleitamento materno, crescimento e desenvolvimento do bebê e alimentação saudável.
Está tudo bem com a gestação gemelar de Noeli Rosa Pinheiro. Isso porque ela recebeu todo cuidado e acompanhamento na Clínica da Mulher. Com 38 semanas, as meninas que estão em fase final de desenvolvimento, devem chegar nos próximos dias. Noeli já tem duas filhas, e essa gravidez, segundo ela, certamente está diferente. “Quando descobri que seriam gêmeas, fiquei bastante assustada, demorei a acostumar com a ideia, mas agora estou ansiosa para a chegada delas, é uma emoção muito grande”, comentou.
Os bons índices comprovam a eficácia do trabalho
Todas essas ações e programas têm apresentado resultados positivos que influenciam nos índices e na melhoria da qualidade de vida das mulheres e crianças chapecoenses. No ano de 2015, por exemplo, houve 81,21% na cobertura de pré-natal, ou seja, todas elas recebem durante a gravidez o acompanhamento necessário, passando por pelo menos, sete consultas durante todo período gestacional. Outro índice que também é preconizado pelo Ministério de Saúde é o incentivo ao parto normal, que em Chapecó foi, em 2015, um índice de 37,53%.
Curso de Gestante em andamento
Outra ação realizada pelo município são os cursos de gestantes, oferecidos às mulheres e suas famílias para ajudar na organização e chegada do bebê, com orientações sobre o período que envolve a gestação, preparação ao parto e a chegada do bebê. Esses são os principais objetivos do curso de Gestante e Família que o Centro de Saúde da Família Eldorado realizou entre os dias 10 e 12 de maio. A última etapa do curso está marcada para o dia 20/05, quando os casais realizarão uma visita ao Hospital Regional do Oeste para conhecer a estrutura e o atendimento na maternidade.
De acordo com a coordenadora do Centro de Saúde, Clair Fátima Silveira de Alves, cerca de 10 gestantes e suas famílias estão participando do curso, que aborda temáticas como acompanhamento do pré-natal, amamentação, cuidados com o recém-nascido, dicas alimentares na gestação, direitos trabalhistas da gestante, cuidados de saúde bucal para a mamãe e o bebê, tipos de partos e atividades físicas durante a gestação. Além disso, ela destaca a criação de espaço especial para as crianças e outro ambiente decorado para fotografias e registros desse momento com a gestante e suas famílias.
Clair explica ainda que toda a equipe da unidade, enfermeiros, dentista e NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família (nutricionista, educador físico, fisioterapeuta), além de estudantes de enfermagem, estão trabalhando com as gestantes e suas famílias, passando essas dicas e orientações. “Nosso objetivo é ajudar as famílias nessa preparação, pois sabemos que é um período de muitas mudanças e preparações para a chegada do bebê. O curso é um espaço adequado para as gestantes e seus companheiros esclarecerem suas dúvidas sobre as mudanças que ocorrem nesta fase, num ambiente acolhedor de apoio e troca de conhecimento”, comentou.
O casal Jandira Dallastra e Antonio Gomes, estão grávidos de 02 meses. Eles já têm uma menina de 10 anos e o segundo filho veio de forma inesperada, mas já estava nos planos futuros. Segundo Jandira, mesmo já tendo uma experiência, é sempre uma emoção estar grávida. “Eu poderia ter 10 filhos que a emoção e adrenalina seriam grandes sempre”, comentou. Eles estão participando do curso de gestantes, e garantem que apesar da experiência que já possuem, o curso é fundamental. “O curso trouxe muito aprendizado e recordações, muitas dicas e orientações de cuidados que são essenciais para o desenvolvimento do bebê e da saúde da mãe”, comentou Jandira.
Raqueli do Prado está no quinto mês de gestação e ainda não sabe o sexo de seu terceiro bebê. “Eu já tenho duas meninas, agora no próximo ultrassom devo saber o que é, estou muito ansiosa para saber”, comentou. Ela também comentou que, apesar da experiência, o curso trouxe muitas dicas e conhecimentos. “O conhecimento e o preparo ajudam, pois quando chegar o bebê, você sabe o que e como fazer”, finalizou.



Veja isso:
Vídeos: saúde de Chapecó propõe habilitação do HRO para cirurgias cardiovasculares
Segunda inicia Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza
Adeus, Zé Gotinha? Vacina oral será substituída por injetável no Brasil
União tem 24 horas para transferir pacientes que estão aguardando leitos clínicos na região Oeste pa...