Encontro vai reunir 300 vereadores de SC no período mais grave da pandemia

Encontro vai reunir 300 vereadores de SC no período mais grave da pandemia

8 de abril de 2021 Off Por Editor



  • Mais de 300 vereadores de todo o Estado são esperados num encontro presencial que será promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) em Florianópolis, na semana que vem. O evento ocorre no período mais crítico da pandemia no Estado, que segue sob colapso no sistema de saúde, e confronta as regras: congressos estão proibidos por decreto estadual, como medida de contenção da pandemia.

    O superintendente da Uvesc, Ilmar Dalla Costa, ressaltou que o decreto do Governo do Estado vale até o dia 12 de abril – vence, portanto, dois dias antes do encontro, que ocorrerá de 14 a 16. A expectativa da entidade é que as regras não sejam renovadas pela Secretaria de Estado da Saúde.

    – Se a norma for reeditada, vamos prorrogar – garantiu.

    O encontro estadual já foi adiado uma vez. A data original era de 24 a 26 de março, mas foi alterada devido à pandemia. O superintendente da Uvesc disse que o congresso não poderia ser feito online porque isso não está previsto no estatuto da entidade.

    Segundo Dalla Costa, o encontro serve para orientar os novos vereadores sobre o trabalho legislativo e o papel do parlamentar. Entre os palestrantes convidados estão o senador Jorginho Mello (PL) e o deputado Altair Silva (PP), que deixou a Alesc para assumir a Secretaria de Estado da Agricultura.

    Cada vereador que participa do evento paga uma taxa de inscrição que varia de R$ 420, para sócios, a R$ 680 – valor pago pelos vereadores que não são associados à entidade. O custo é coberto pelas câmaras municipais.

    Com informações NSC Total