Vaca enrola o próprio rabo em árvore e fica presa no Oeste de SC: “nunca tinha visto isso”, diz dono

Vaca enrola o próprio rabo em árvore e fica presa no Oeste de SC: “nunca tinha visto isso”, diz dono

9 de abril de 2021 Off Por Editor



  • Animal de cerca de 1 ano e 3 meses fez um nó com o rabo e precisou de ajuda para sair do lugar.

    Uma vaca enrolou o próprio rabo em uma árvore e ficou presa em uma propriedade em Ouro, no Oeste de Santa Catarina. Ao ser encontrada, a novilha estava muito cansada por fazer esforço, em vão, para se desprender do nó que ela própria fez. O animal foi solto na quarta-feira (7) e, agora, já está pastando normalmente.

    A fazenda é da família do produtor rural Vitor João Faccin. Os sobrinhos dele André e Marcos estavam fazendo a colheita do milho na manhã de quarta-feira e avistaram a novilha perto de uma árvore. Quando passaram ao meio dia, ela estava no mesmo lugar. À tarde eles voltaram e a novilha ainda estava ali.

    — Eles foram ver o que estava acontecendo. Não estavam entendendo por que a vaca estava sempre parada no mesmo lugar — contou Vitor.

    Quando André e Marcos chegaram perto do animal, viram que o rabo da novilha tinha dado um nó na árvore. Um nó! Eles precisaram desenrolar bem devagarinho e cortar a ponta do rabo para que a vaca pudesse ser liberada. O animal estava bem debilitado depois de fazer um grande esforço para tentar sair do local.

    — Achamos que ela foi espantar moscas e, quando abanou o rabo, prendeu daquela forma na árvore. A gente não consegue entender o movimento que ela fez pra acontecer aquilo.

    O produtor rural conta que, apesar da vasta experiência com a criação de gados, nunca tinha visto aquilo acontecer.

    — É um fato muito inusitado. A gente cria bastante gado e nunca aconteceu isso. No inicio eu até não acreditei que ela tava presa pelo rabo. Como que ficou aquele nó tão certinho? — questiona Vitor.

    O produtor rural e ex-prefeito da cidade de Ouro imagina que a novilha tenha passado a noite presa na árvore, pelas marcas que estavam na terra e pelo cansaço animal.

    — Graças a Deus ela tá bem, tá normalíssima. Está pastando cheia de saúde. Ela é uma novilha que tem um comportamento perfeito, exemplar — contou o produtor.​

    O fato ganhou repercussão entre os amigos e moradores de Ouro após divulgação do ocorrido pela Rádio Capinzal e pelo Jornal A Semana. O falatório foi tão grande que Vitor está recebendo muitas ligações para saber sobre a história da novilha que enrolou o rabo em uma árvore.

    A vaca da raça Nelore com Tabapuã convive em um espaço com outras 30 novilhas. Os animais são criados para reproduzirem. A família do Vitor cria gado de corte e possui cerca de 150 vacas, além das novilhas.

    Com informações NSC Total