Sergio Moro pode disputar uma cadeira ao Senado por Santa Catarina

Sergio Moro pode disputar uma cadeira ao Senado por Santa Catarina

24 de maio de 2021 Off Por Eduardo Grassi



  • Durante o final de semana ganhou força a informação nos bastidores da política estadual, de que o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, poderá disputar a eleição ao Senado por Santa Catarina.

    O fato é que tudo começou com um convite feito pela presidente nacional do Podemos, a deputada federal por São Paulo, Renata Abreu, e pelo senador Álvaro Dias, que desejam ter em Moro o candidato do partido à Presidência da República. O grande empecilho é que Moro se tornou sócio diretor da sede em São Paulo, da consultoria global de gestão de empresas, a Alvarez & Marsal (A&M), que tem a sua sede mundial em Nova Iorque. Moro atua na área de Disputas e Investigações e, por força de contrato, não pode se candidatar.

    Mesmo com uma primeira negativa no início deste mês, as conversas com Sérgio Moro ainda seguem sendo realizadas e, uma alternativa apresentada a ele, é que dispute uma vaga ao Senado. O Podemos viu como um caminho mais tranquilo a disputa via Santa Catarina e, vale informar, que Moro tem um apartamento em Balneário Camboriú, ou seja, com residência no estado ele estaria habilitado a disputar.

    Falei com a deputada Renata Abreu, que estava dentro do avião para viajar de Brasília para São Paulo. Como a ligação estava cortando, ainda antes da decolagem ela me enviou a seguinte mensagem: “Sérgio Moro tem portas abertas no Podemos. A princípio queremos ele como nosso candidato a presidente, mas se a vontade dele for vir a senado ou governador em qq estado terá nosso apoio (sic)”, escreveu via WhatsApp. Também pelo aplicativo questionei o próprio Moro, que se limitou a responder: “Off não falo sobre política”.

    O presidente estadual do Podemos, o ex-prefeito de Palhoça, Camilo Martins, admite as conversas, mas, segundo ele, Moro deve disputar a Presidência da República. Já uma fonte próxima a Martins confidenciou que o líder do Podemos já teve algumas conversas com Moro, sendo que a última foi por um longo tempo, quando foi feito o convite para ele disputar ao Senado por Santa Catarina.

    Em cerca de 30 dias deve ocorrer uma nova conversa entre as lideranças catarinenses do partido e o ex-ministro. “Em um mês ele (Moro) deve anunciar a sua decisão definitiva. O problema é que ele tem contrato com o escritório americano que impede que ele tenha uma participação ativa na política”, relatou a fonte.

    Podemos se fortalece

    Mesmo que difícil, uma candidatura do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, ao Senado por Santa Catarina, daria uma boa musculatura a um partido que já apresenta bons nomes para o seu projeto estadual. O Podemos tem nos prefeitos de Blumenau, Mário Hildebrandt, e de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, nomes com musculatura para figurar numa majoritária estadual. Já o ex-prefeito de Palhoça e atual presidente estadual do partido, Camilo Martins, deve se dedicar ao seu projeto de eleição a deputado federal, ou a estadual, caso o seu pai, o deputado Nazareno Martins, resolva não disputar a reeleição. O deputado federal Rodrigo Coelho e o ex-deputado Paulinho Bornhausen, engrossam ainda mais a lista de um partido que pode aparecer como uma das forças no pleito.

    Com informações SC em Pauta