Secretaria de Desenvolvimento Rural realiza trabalho de proteção do palmito Juçara

Secretaria de Desenvolvimento Rural realiza trabalho de proteção do palmito Juçara

29 de junho de 2021 Off Por Editor



  • Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDEMA) realizaram recentemente a primeira reunião virtual com pesquisadores da Epagri /CIRAM para apresentar dados sobre o palmito Juçara no Vale do Rio Uruguai.

    “Apresentamos a região do Goio-en, Alto Capinzal, São José do Capinzal e Praia Bonita, com as Coordenadas Geográficas dos principais avistamentos da palmeira. São pontos com microclimas bastante específicos, protegidos do vento e do frio”, explicou a coordenadora do Programa Água Boa da Secretaria de Agricultura, Terezinha Julieta Zandavalli.

    Ela explicou que esta palmeira é bastante comum no litoral e foi praticamente extinta em nossa região. Com a formação das aldeias e a recuperação das áreas de proteção permanentes, elas voltaram a aparecer.

    “Porém, a falta de conhecimento e importância da espécie, associada à processos rápidos e desordenados de ocupação na região, ainda representam uma grave ameaça para estas populações de palmiteiros”, ressaltou Terezinha.

    O objetivo da SEDEMA é sensibilizar as Comunidades para a proteção e conservação dos lugares de ocorrência natural desta espécie e viabilizar em médio prazo o aproveitamento dos frutos através da produção de Açaí com unidades amostrais em plantios monitorados.