Tempestade de granizo afeta 4 mil pessoas e deixa 60 desalojados em cidades do RS

Tempestade de granizo afeta 4 mil pessoas e deixa 60 desalojados em cidades do RS

28 de julho de 2021 Off Por Editor



  • A tempestade de granizo que atingiu o estado, na madrugada desta terça-feira (27), afetou 4 mil pessoas, segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Das nove cidades que registraram transtornos, Sananduva, no Norte do estado, foi a mais atingida.

    De acordo com o órgão estadual, 1,6 mil pessoas foram afetadas e 58 precisaram ser desalojadas, ou seja, precisaram deixar suas residências temporariamente. Foram contabilizadas 420 casas danificadas, sendo 50 galpões no interior, e oito pessoas feridas, sendo uma delas em estado grave.

    A prefeitura cadastra, no Centro Esportivo Municipal Victor Camozzato, as famílias que precisaram ser removidas de casa para fazer a distribuição de lonas e telhas de fibrocimento para os consertos das avarias. O local também serve para receber doações de roupas, colchões, cobertores e alimentos.

    Ao oeste da cidade, em Getúlio Vargas, 300 casas e uma escola foram atingidas parcialmente, afetando 1,2 mil pessoas.

    Outras duas famílias precisaram ser desalojadas, segundo a Defesa Civil, em André da Rocha e Guabiju.

    Também houve estragos em Erebango, Estação, São Valério do Sul, Dois Irmãos das Missões e Vanini.

    Outras cidades, como Três de Maio, não apresentaram problemas, conforme a Defesa Civil, mas também tiveram registros de granizo.

    Entenda como se forma o granizo

    O granizo, que também é chamado de “chuva de pedra”, é uma forma de precipitação em que a água cai solidificada em pedaços irregulares de gelo.

    “A única nuvem que forma o granizo é a famosa cumulonimbus, porque é a única que começa na baixa atmosfera, a 1,5 km até 14 km de altitude. É uma nuvem grande, e lá no topo dela a temperatura pode chegar a -80ºC”, define o meteorologista Fábio Luengo, da Somar.

    Como a frente fria que está sobre o estado passa devagar, mais nuvens carregadas se formam. E como a atmosfera estava resfriada, contribuiu para a queda de granizos de tamanhos expressivos.

    “Por isso, as gotículas de água acabam congelando e aos pouquinhos vai formando o granizo, até que chega em um determinado ponto que está pesado e cai”, comenta.

    Com informações G1