Volta da torcida nos estádios em SC será analisada após evento-teste

Volta da torcida nos estádios em SC será analisada após evento-teste

28 de julho de 2021 Off Por Editor



  • A volta do público aos estádios de Santa Catarina terá um protocolo por conta da pandemia. O pedido do regulamento foi feito pelo governador Carlos Moisés da Silva. Agora quem deverá trabalhar no assunto é o grupo de trabalho do Estado montado para o retorno dos eventos.

    Segundo o presidente em exercício da Santur, Renê Meneses, isso deverá acontecer somente depois do evento-teste marcado para esta quinta-feira, 29, com um show da Camerata. Ele será o balizador para a tomada de decisões futuras de novos eventos, inclusive a volta da torcida.

    Atualmente, nenhum Estado brasileiro fez a liberação contínua da torcida. Houve casos pontuais, como as finais da Libertadores e da Copa América, ambas no Maracanã, no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, 27, o governo de Minas Gerais anunciou que vai autorizar a entrada do público nos estádios a partir de agosto.

    Em SC, no entanto, qualquer mudança não deve ocorrer antes de 31 de agosto. Até lá, está em vigor um decreto que proíbe a torcida nos estádios. Mudanças viriam somente depois disso. O superintendente da Diretoria de Vigilância em Saúde do Estado, Eduardo Macário, é cauteloso. Ele entende que é viável um retorno do público, mas para isso alguns fatores são fundamentais.

    O principal deles é o cenário do coronavírus nas regiões. Somente com uma avaliação sobre a condição da pandemia, incluindo a questão da vacinação, é que pode haver a liberação. Macário pondera que o jogo de futebol tem características diferentes de eventos tradicionais. Mesmo que sejam em locais abertos, há comportamentos nos deslocamentos e dentro dos estádios que podem expor o público a mais riscos diante da pandemia.

    Por enquanto, os jogos seguem sem torcida no Estado. Os únicos eventos que podem ter público são aqueles que recebem a avaliação tanto da Santur como da secretaria de Saúde. Os municípios ficam como responsáveis por fazer a fiscalização e dar a autorização final. Toda reunião de público com mais de 500 pessoas precisa de permissão em SC.

    Com informações NSC Total