Adolescente ameaça atacar escola em Chapecó e mobiliza pais e professores

Adolescente ameaça atacar escola em Chapecó e mobiliza pais e professores

20 de agosto de 2021 Off Por Editor



  • Aluno de 16 anos fez postagens com ameaças em redes sociais.

    Uma suposta ameaça de ataque foi tema de reunião realizada na manhã desta sexta-feira (20) na Escola Alípio José da Rosa, Linha Faxinal dos Rosas, em Chapecó. Um adolescente de 16 anos, aluno do 9º ano, teria feito ameaças, em redes sociais, de realizar um atentado na escola. De acordo com informações apuradas pela reportagem do SCC SBT, o jovem teria publicado um stories no WhatsApp, com a imagem de um site de armas e teria afirmado para o colega de turma que teria o desejo de cometer o crime. O aluno alertou os pais, que se mobilizaram. A escola tem 272 alunos, do 1º ao 9º ano.

    Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil, que já investiga o caso. Nesta sexta, a reunião serviu para pedir providências, entre elas, mais segurança no local e o encaminhamento desse aluno para atendimento na rede de saúde do município. Participaram, além da comunidade escolar, a secretária municipal de educação, Astrit Tozzo, o diretor de segurança pública, Clóvis Leuze, e o vereador Neuri Mantelli.

    Segundo a secretária Astrit, “foram tomadas todas as medidas necessárias…estamos todos envolvidos…os guardas diretamente vão ficar na escola”. Quanto ao aluno, “a criança envolvida, ela está sendo tratada através da Saúde, dos órgãos competentes, pra que a gente dê o aporte também pra essa família”, finalizou Astrit Tozzo.

    As Secretarias de Estado da Educação e da Administração estão com processo licitatório em andamento para ampliar a vigilância humana em todas as unidades de ensino da rede estadual. O objetivo é garantir segurança a todos os alunos, professores e funcionários das escolas de Santa Catarina.

    A pedido das próprias escolas, está sendo providenciado aumento considerável de unidades para sediar o corpo de vigilância – de 235 para 1.101, quase cinco vezes o número atual – além de mais pontos de vigilância eletrônica, via alarmes (1,52 vezes o número atual) e mais circuitos de câmeras (1,8 vezes o número atual).

    A preocupação em estender a segurança eletrônica e humana a todas as escolas foi intensificada após o incidente numa escola infantil de Saudades, no Oeste do estado: em 4 de maio, um homem de 18 anos invadiu a Creche Aquarela armado com duas facas e provocou a morte de cinco pessoas. A tragédia causou preocupação em toda a comunidade escolar e levou o Governo do Estado a decidir ampliar o investimento em segurança da rede estadual.

    Conforme o processo SED 24725/2019, o preço médio dos gastos com vigilância foi obtido mediante ampla cotação e seguindo Instrução Normativa Federal. Todos os processos licitatórios são regidos por lei específica e consideram contextos e circunstâncias para a contratação. Desta forma, a Secretaria de Educação define as necessidades do serviço nos termos de referência, que são enviados para a Secretaria de Estado da Administração elaborar o edital e efetivar a contratação, após realizados todos os trâmites dispostos na Lei.

    Com informações SCC10