Operações da Polícia Federal apuram fraudes em auxílio emergencial em duas cidades de SC

Operações da Polícia Federal apuram fraudes em auxílio emergencial em duas cidades de SC

30 de setembro de 2021 Off Por Editor



  • Segundo investigações, grupo pode ter desviado cerca de R$ 100 mil. Foram cumpridos mandados de busca em Joinville e Curitibanos.

    Duas operações da Polícia Federal foram deflagradas na manhã desta quinta-feira (30) em Santa Catarina. Ambas tinham como objetivo combater fraudes e desvios no recebimento do benefício do auxílio emergencial, criado em razão da crise de saúde pública causada pela pandemia de Covid-19. Uma delas ocorreu em Joinville, no Norte catarinense, e a outra Curitibanos, no Oeste.

    A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca nas cidades. O órgão estima que o grupo desviou cerca de R$ 100 mil em três meses.

    Investigação

    As investigações começaram em 2021 a partir de informações encaminhadas pela Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (Bnfae), que é uma força-tarefa firmada entre a Polícia Federal e Caixa Econômica Federal.

    O órgão identificou que os autores praticaram fraudes para obter o benefício assistencial com os nomes e dados de terceiros nas duas cidades.

    Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e falsificação de documento público. Se condenados, o suspeitos poderão ficar presos por até 14 anos.