Monografia de conclusão de curso de direito torna-se livro em Chapecó

Monografia de conclusão de curso de direito torna-se livro em Chapecó

31 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • Recentemente publicado, A promoção dos Direitos Humanos Fundamentais através da Polícia Militar, de Aline Oliveira Mendes de Medeiros, aborda a relação existente entre a promoção dos Direitos Humanos Fundamentais e a ação preventiva da Polícia Militar, consubstanciada no desenvolvimento de programas educacionais, a exemplo do PROERD e do Programa Protetor Ambiental.

    Em maio deste ano, a monografia de conclusão de curso de direito de Aline Oliveira Mendes de Medeiros, tornou-se livro.

    A promoção dos Direitos Humanos Fundamentais através da Polícia Militar é fruto de dois anos de pesquisas junto à corporação militar e seu público alvo: crianças e adolescentes em idade escolar.

    E foi desenvolvida como uma ferramenta para levar ao público em geral as peculiaridades da atividade policial militar preventiva, consubstanciada em programas educacionais desenvolvidos em salas de aulas.

    Aline é graduada em Direito, aprovada no XIX Exame de Ordem (Advogada não militante).

    Para chegar à conclusão da pesquisa ela percorreu uma longa trajetória, iniciada no ano de 2013, quando preocupada com a descrença popular relacionada à corporação militar, ela decidiu investigar a fundo o trabalho desta instituição.

    Com este estudo ela pretende promover a desmistificação da instituição militar, abrindo os olhos do cidadão para o verdadeiro trabalho da Polícia Militar, de forma a demonstrar o valor essencial da ação militar junto à comunidade.

    Retirando da sociedade o entendimento de polícia autoritária para transmitir sua face democrática, humanitária e efetiva, preocupada com a prevenção da violência e do uso ilícito de drogas, atuante no viés preventivo através de seus diversos programas educacionais.

    No livro ela trás os principais programas educacionais desenvolvidos através da Polícia Militar, instante em que ela investigou o método de ensino e os resultados obtidos das instituições militares de 04 Estados (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Bahia) e trouxe estes resultados para o livro, demonstrando por meio de entrevistas como ocorre o desenvolver dos programas educacionais em sala de aula.

    O objetivo é demonstrar o grande amparo e auxílio que a Polícia Militar tem oferecido aos alunos em idade escolar, resgatando valores em suas vidas e os impulsionado ao caminho da legalidade.

    A intenção é demonstrar a comunhão de esforços que tem ocorrido entre a Polícia Militar, as famílias, a sociedade e a escola em proteger os jovens da violência e das drogas ilícitas.

    O livro A promoção dos Direitos Humanos Fundamentais através da Polícia Militar é um livro didático, ilustrado e de fácil compreensão, excelente para quem quer entender o trabalho preventivo, relacionado com a área educacional, ofertado pela Polícia Militar.

    Fonte: Cidadão no Comando