Pela primeira vez, indígena toma posse no Legislativo de Chapecó

Pela primeira vez, indígena toma posse no Legislativo de Chapecó

6 de outubro de 2021 Off Por Editor



  • A Câmara de Vereadores de Chapecó, empossou na tarde desta quarta-feira (06), a primeira mulher indígena da história do município. A suplente de vereadora, Iara Campolin (PT), ocupará uma vaga no legislativo pelo período de 45 dias, no lugar do vereador Valdir Carvalho (PT), que se licenciou do cargo.

    Iara Campolin, tem 32 anos, é professora, casada, mãe de dois filhos e reside na terra indígena Toldo Chimbangue, em Chapecó. Por ser a primeira representante indígena a assumir uma cadeira no parlamento de Chapecó, sua ideia é de promover e dar visibilidade às temáticas relacionadas às necessidades das comunidades indígenas locais.

    Entre os pedidos que a vereadora pretende levar ao plenário, está a criação de um espaço específico na área central da cidade para desenvolver a cultura indígena com dança, músicas, artesanato, ervas medicinais e comidas típicas. “Minha intenção é viabilizar Reuniões de Trabalho com Secretarias e Setores para implantar e operacionalizar projetos com atividades socioeducativas e de iniciação esportiva nas aldeias”, destaca.

    A vereadora ainda salienta que solicitará ampliação de espaços e vagas na Educação Infantil, criar uma Lei Municipal da Semana Indígena e propor melhorias na estrutura para todos os acessos aos campings e espaços de lazer nas aldeias.

    Com informações Assessoria CMC