Educação ambiental ganha fortes aliados em Chapecó

Educação ambiental ganha fortes aliados em Chapecó

1 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • Um dos debates mais presentes em todos os níveis da sociedade moderna é a educação ambiental. Porém, mesmo com os avanços registrados nos últimos anos na questão da preservação dos recursos ambientais, a natureza sofre com indiferença. Com o objetivo de envolver toda a sociedade em torno da preservação da natureza com hábitos corretos de separação e a destinação dos resíduos domésticos, a Prefeitura de Chapecó apresentou hoje à comunidade escolar da Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola os personagens: Organo e a Seleta. Até mesmo um jingle foi criado e interpretado para apresentar aos alunos os novos “amigos” do meio ambiente em Chapecó.  A programação envolveu ainda apresentações culturais que representaram a importância dos bonecos no trabalho pedagógico de conscientização.
    Com uma linguagem lúdica, os mascotes vão auxiliar no trabalho de educação ambiental junto aos estudantes das 83 instituições da Rede Pública Municipal de Chapecó. “As questões ambientais nos cobram uma nova postura, com maior envolvimento de cada um de nós. Devemos atuar como fiscais e zeladores do meio ambiente. Porém esta mudança de comportamento só vai acontecer com o envolvimento a partir da criança”, assinala o Secretário de Educação de Chapecó, Nemésio Carlos da Silva.
    O Secretário explica ainda que a partir de agora cada instituição de ensino desenvolverá uma estratégia envolvendo os dois personagens, respeitando as características da comunidade escolar de sua abrangência. Além da distribuição de material informativo, serão trabalhadas músicas, textos de jornais e literatura.
    O trabalho tem como proposta transmitir aos alunos o conhecimento sobre diferentes realidades, como a comparação de áreas limpas e preservadas, com outras bastante comprometida pela poluição. “A partir do entendimento das implicações dessas situações para o meio ambiente, os alunos passam a observar com mais atenção as ruas da comunidade em que vivem. Com isso, acontece a troca de informações junto as suas famílias, e assim começa uma mudança de postura em nossa sociedade. Na realidade estamos formando multiplicadores de opinião e de boas práticas” reforça o Secretário.
    Metodologia do Trabalho – A partir de agora os dois personagens estarão presentes nas mais variadas atividades das instituições municipais de ensino. O objetivo maior é envolver toda a população chapecoense em torno da forma correta de separação e
    Identidade dos personagens – Organo e a Seleta foram criados e desenhados de forma personalizada. A dupla vive num universo próprio. Amigos desde a infância, descobrem que chegou a hora da separação. Mas isso não é motivo de tristeza, pois cada um terá a sua “casa”, indo viver nos contêineres adequados para resíduos orgânicos e recicláveis.
    • Organo representa o lixo orgânico. É bem “sujinho”.
    • Seleta representa o lixo seletivo. Tem formato aproximado a uma garrafa “pet” e é “limpinha”.
    “O Organo e a Seleta são nossos novos aliados na luta pela conscientização de todos os moradores. Muito já evoluímos, mas temos muito a avançar. Queremos uma Chapecó cada vez mais limpa e sustentável. Estamos certos de que esses bonecos irão nos auxiliar no trabalho educativo, direto com as crianças”, concluiu o Prefeito Luciano Buligon.
    lancamento-organo-e-seleta-5- lancamento-organo-e-seleta-2- lancamento-organo-e-seleta-1-

    Prefeitura de Chapecó