Uso de máscara ao ar livre em SC deve ser liberado em novembro, projeta Estado

Uso de máscara ao ar livre em SC deve ser liberado em novembro, projeta Estado

26 de outubro de 2021 Off Por Editor



  • A projeção do secretário da Saúde (SC), André Motta Ribeiro, é que o uso das máscaras ao ar livre seja liberado na primeira quinzena de novembro em Santa Catarina. A declaração foi ao programa CBN Total desta segunda-feira (25). Segundo Motta, a liberação das máscaras vai depender do avanço da vacinação e do cenário epidemiológico.

    Motta explicou que o estado tem atualmente 57% da população totalmente vacinada e que já se discute a flexibilização do uso da máscara nas áreas externas quando chegamos a 65% ou 70% de imunização completa. “No atual ritmo, chegaremos a isso na primeira quinzena de novembro”.

    O assunto ganhou força nesta segunda-feira (25) após a decisão da prefeitura de Criciúma de flexibilizar o uso das máscaras para quem está em dia com a vacinação. A medida vale para áreas ao ar livre.

    A medida foi criticada por Motta. “Nós temos uma Lei Federal e uma Lei de Santa Catarina. Como a cidade do Rio de Janeiro e Criciúma conseguiram fazer uma legislação própria, eu desconheço.”

    Na segunda-feira (25), segundo relatou em sua coluna, Raphael Faraco, o superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário, foi questionado sobre o decreto da prefeitura de Criciúma que autoriza os vacinados a ficarem sem máscaras em locais abertos.

    – A gestão em Santa Catarina é bipartite. Temos mantido um diálogo bem transparente com os municípios. E na última reunião, quinta passada, não discutimos isso. Além do que, há uma lei federal e um decreto estadual que determina o uso. Nós já desobrigamos a medição de temperatura e vamos avançar também em relação as máscaras no melhor momento, com segurança e com uma comunicação correta – disse Macário.

    Com informações NSC Total