Moção pede o repovoamento dos peixes nativos do Rio Uruguai

Moção pede o repovoamento dos peixes nativos do Rio Uruguai

28 de outubro de 2021 Off Por Editor



  • O Poder Legislativo aprovou, por unanimidade, moção de apelo de autoria do vereador Nelson Krombauer (PP), que pede o repovoamento dos peixes nativos do Rio Uruguai. A Bacia do Rio Uruguai é reduto popular de pescadores profissionais e esportivos. Nos últimos anos, porém, eles relatam uma diminuição expressiva na quantidade de peixes no local.

    A solicitação do parlamentar destina-se à Secretaria Estadual de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural e pede para que sejam adquiridos alevinos das espécies de Surubim, Cascudo, Jundiá, Traíra, Pintado, Bocudo, Piava, entre outros nativos da região. “É importante que seja feito o repovoamento desses peixes nativos no rio, para que nos próximos anos, a fauna de toda a Bacia esteja em equilíbrio”, destaca Krombauer.

    Entre outubro de 2021 a janeiro de 2022, é o período de desova dos peixes, chamado de piracema. “Sugerimos ao Secretário que esse trabalho de soltura dos alevinos seja realizada durante a temporada em que é proibida a pesca”, finaliza o vereador.