Estado de SC inaugura o primeiro presídio de segurança máxima no meio oeste

Estado de SC inaugura o primeiro presídio de segurança máxima no meio oeste

2 de fevereiro de 2022 Off Por Editor



  • A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) ativou a primeira Unidade de Segurança Máxima (USM) de Santa Catarina. Localizada no Complexo Penitenciário de São Cristóvão do Sul, no Meio-Oeste, a unidade foi concebida para receber e isolar lideranças do crime organizado e presos de alta periculosidade. Importante ressaltar que a USM receberá apenas os presos que cometeram crimes no estado.

    “Diferente do Sistema Penitenciário Federal, a Máxima só receberá presos de Santa Catarina”, destacou o Secretário da SAP, Leandro lima. “No entanto, sempre que necessário, continuaremos usando as vagas federais”, assinalou.

    A unidade tem 106 vagas, mas neste primeiro momento, a unidade receberá apenas 60 internos, visto que para ocupar uma vaga na unidade são considerados diversos aspectos, como tipo de crime cometido e o nível de risco que ele representa. No Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), o preso fica 24 horas na cela – as duas horas de banho de sol são no solário, anexo à cela.

    A operação da Máxima é diferente de uma unidade tradicional. “A começar pela arquitetura prisional, pois cada cela tem um solário, por exemplo. Isso faz com que os presos não tenham contato entre si. O interno vai ter todos os seus direitos previstos em lei cumpridos à risca – banho de sol, alimentação, uniforme, kit de higiene, atendimento de saúde, contato com advogado, porém se manterá isolado dos demais apenados”, explicou o Secretário da SAP.

    Todo o controle é aéreo, ou seja, para acompanhar a movimentação dos internos ou abrir uma porta, o policial estará no andar superior e não terá contato com o apenado. O número de policiais penais atuando também é maior do que em uma unidade tradicional. Além disso, os operadores têm uma dinâmica de atuação diferenciada com treinamento, armas, munições e equipamentos especiais.