Capacitação: Trabalhador da construção civil aperfeiçoa conhecimentos sobre NR 18

Capacitação: Trabalhador da construção civil aperfeiçoa conhecimentos sobre NR 18

10 de junho de 2016 Off Por José Carlos de Linhares



  • O Siticom qualifica noções comportamentais para dar mais qualidade ao sistema preventivo de acidentes em obras

    Chapecó (10.6.2016) – Projeto de excelência é executado pelo Siticom Chapecó para barrar o exagerado volume de doenças ocupacionais e acidentes no trabalho. Esse projeto está sendo ampliado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó com novo treinamento teórico/pratico iniciado na noite desta quinta-feira (9).

    Os profissionais da área vão receber, durante 24 horas de aula, informações sobre a Norma Regulamentadora – NR 18 que trata sobre acidentes de trabalho em obras. O período de mútuo ensinamento/aprendizagem está dividido em doze módulos. Sempre ministradas nas quintas-feiras à noite, cada aula tem duração de duas horas. “Temos permanente compromisso com a saúde e segurança de nossa categoria”, disse a presidente do Siticom Izelda Oro, para justificar a realização do curso de qualificação e requalificação profissional.

    As consistentes ações do sindicato mostram evolução, mas as exigências são bem maiores. Passam pelo individualismo, mas, acima de tudo, pela coletiva inclusão de todos os envolvidos nas atividades. Cada um tem suas responsabilidades e “devem cumpri-las integralmente”. Para a dirigente sindical pouco será conseguido sem a “absoluta conscientização” sobre o adequado comportamento protetivo na execução das tarefas do capital e do trabalho. Qualquer atitude contrária significa “violenta agressão os trabalhadores, trabalhadoras e suas vidas”. A consciência sobre a cultura de prevenção “ainda é frágil e indolente”. Izelda entende que esta “postura de complacência” precisa ser combatida com atitudes mais agressivas.

    Conteúdo – A capacitação, promovida pelo Sticom, está sendo ministrada pelo Técnico de Segurança no Trabalho Rafael Luiz Borba. Os principais temas em evidência abordam as instalações elétricas provisórias, maquinas e equipamentos, proteções coletivas e individuais e áreas de convivência. O curso visa o entendimento da NR 18 para a busca de solução e sua aplicabilidade, objetivando a preservação da saúde e segurança dos trabalhadores.

    Em Santa Catarina a cada 29 horas morre um trabalhador vitima de acidente de trabalho. A construção civil é um dos setores com maior incidência. Apesar de não liderar o ranking, é um dos ramos de atividade onde ocorre o maior número de acidentes fatais. As áreas que mais matam são altura, maquinas/eletricidade e espaço confinado. Todos estão ligados diretamente ao segmento profissional representado pelo Siticom.
    -Foto: Os trabalhadores estão sendo capacitados para evitar danos à saúde, acidentes e mortes na construção civil

    Assessoria de Imprensa Siticom