Alerta azul: A cada 40 minutos um homem morre de câncer na próstata

Alerta azul: A cada 40 minutos um homem morre de câncer na próstata

8 de novembro de 2016 Off Por José Carlos de Linhares



  • Identificação precoce da doença significa cura para mais de 90% dos casos, mas, em estágio avançado a castração é medida única

    Chapecó (8.11.2016) – O câncer da próstata é mais perigoso e mata mais que o câncer de mama. A doença é assintomática. O homem tem, mas os sintomas não aparecem. O câncer da próstata é silencioso, por isso traiçoeiro. Na fase inicial não apresenta reações e em 95% dos casos ele aparece em estágio avançado. Este motivo exige que o médico urologista seja procurado com frequência pelos homens para efetuarem o exame.

    O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó – Siticom reuniu trabalhadores em seu auditório para chamar atenção ao problema. O médico urologista Marcelo Zeni proferiu palestra sobre a “A saúde do Homem” e procurou conscientizar os masculinos a realizarem o exame. A maioria dos homens ignora o procedimento por preconceito ou medo. Com a atitude não tomada rebaixa sua vida a segundo pleno.

    Os números causam apreensão por que parcela superior das possíveis vítimas do mal, não toma os devidos cuidados. O palestrante disse que um em cada sete homens está na faixa de risco e a cada sete minutos um homem é diagnosticado com o mal. Mais que isso. Um em cada 17 homens morrerá contaminado pelo tumor e a cada 40 minutos um homem morre de câncer da próstata no Brasil.

    O exame preventivo frequente é fundamental, recomendação mais intensificada agora no mês “Novembro Azul”. O trabalho preventivo do Siticom “é feito durante todo ano”, explica a presidente Izelda Oro. Ela reforça o pedido para que todos os trabalhadores “formem consciência” e façam o exame. Os especialistas aconselham que o homem a partir de 50 anos (ou 45 anos para quem tenha histórico familiar) procure o médico pelo menos uma vez por ano para realizar o exame.

    Castração – Objetivo do “Novembro Azul” é o de conscientizar da importância dos exames de prevenção e dos perigos relacionados ao tumor que mais mata homens no mundo. As chances de cura são altas se a doença for detectada precocemente. No entanto, a realidade não é nada animadora. A Sociedade Brasileira de Urologia – SBU aponta que a maioria dos homens nunca consultou um urologista, por que o assunto é tratado como tabu, especialmente o exame de toque. Zeni disse que apenas 35% dos homens submetem-se ao exame, percentual considerado baixíssimo. Quando atingir fase adiantada não há outro caminho a seguir para salvar o paciente. A única medida, mesmo extrema, é a literal castração.

    O que é/o que fazer – A próstata é uma glândula que produz 60% do sêmen e tem elementos de apoio ao espermatozoide. Está ligada à reprodução, isto é, a fertilidade masculina e também está vinculada ao prazer sexual. O câncer pode ser evitado a partir de “saudável estilo de vida”, expôs o palestrante. Adverte que os fatores que contribuem decisivamente ao surgimento do tumor é o excessivo consumo de álcool, cigarro, açúcares e sal. Também recomenda exercícios físicos à boa qualidade do sono para afastar a doença do corpo humano.

    – Foto: Os trabalhadores receberam informações e palestra chamou atenção ao grave problema provocado pelo câncer de próstata

    Assessoria de Imprensa Siticom