Trabalhador tem vesícula retirada no lugar de hérnia após esperar 11 anos por cirurgia

Trabalhador tem vesícula retirada no lugar de hérnia após esperar 11 anos por cirurgia

21 de fevereiro de 2022 Off Por Editor



  • Erro médico foi cometido em MG. Documentos pré e pós-operatórios apontam falha de hospital.

    Um trabalhador rural que esperava 11 anos por uma cirurgia foi vítima de um erro médico em Pará de Minas, em Minas Gerais. Assis Fernandes Souza deu entrada no hospital para retirar uma hérnia, mas saiu do centro cirúrgico sem a vesícula.

    A hérnia localizada na virilha foi descoberta em 2011. A partir daí, deu entrada na documentação na Secretaria de Saúde de Conceição do Pará para fazer o procedimento. No entanto, a cirurgia foi agendada mais de uma década depois, em 8 de fevereiro.

    A remoção foi realizada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Pará de Minas. Ao receber alta, o trabalhador ainda sentia fortes dores na barriga. Ao ser consultado, a médica do posto de saúde deu a notícia da retirada da vesícula no lugar da hérnia.

    O trabalhador foi ao hospital para entender o que tinha acontecido. Um médico confirmou o erro no procedimento e Assis registrou um boletim de ocorrência.

    Documentos do centro cirúrgico mostram o erro: o cadastro inicial aponta a remoção de “hérnia inguinal bilateral sem obstrução ou gangrena”, enquanto o relatório de alta aponta “calculose da vesícula biliar sem colicistite”.

    A diretoria do hospital afirmou que o médico que fez o procedimento foi afastado das atividades e o caso encaminhado à comissão de ética do estabelecimento, além de oferecer à vítima a retirada da hérnia e todo o acompanhamento pós-operatório.

    Com informações SBT News