Semana do Escritor Chapecoense inicia na próxima quarta-feira

Semana do Escritor Chapecoense inicia na próxima quarta-feira

13 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • Inicia no dia 15 de junho, próxima quarta-feira, a 13ª edição da Semana do Escritor Chapecoense. Serão três dias de programação especial voltada à comunidade, estimulando a interação com escritores, estudantes, professores de letras e alunos de escolas públicas, com escritores chapecoenses e suas obras.

    A programação inicia às 10h de quarta-feira, na Escola Estadual Básica Coronel Ernesto Bertaso, com o lançamento do Gibi “Maria da Penha”, de Sandra Lúcia Fagundes. A abertura oficial do evento acontece às 20h30, na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella, no Calçadão. A cerimônia conta com a presença de autoridades e escritores, apresentação cultural e roda de leitura com o escritor Marco Aurélio Nedel.

    Na quinta-feira (16), a programação inicia na Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, às 9h e prossegue na Escola Básica Municipal Victor Meireles, que recebem a visita das escritoras Maria Mercedes Colpani e Marlene Petter Suelo, para um bate-papo. Às 15h, o CEU das Artes, na Efapi, também terá programação especial, com uma conversa com as escritoras Ines Roani, Marlene Petter Suelo e Branca, sobre suas obras e profissão. A tarde finaliza com contação de histórias pela Fundação Aury Bodanese.

    Para quem não tem como aproveitar as atividades nestes turnos, à noite, alunos de letras e escritores realizam um sarau literário, às 19h30 no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul. As ações prosseguem às 20h, na biblioteca da UFFS, com pessoas contando histórias reais na ‘Biblioteca Humana’.

    Visitas e bate-papos com escritores também acontecerão na sexta-feira, às 9h, nas Escolas Básicas Municipais Sereno Soprana e Jardim do Lago, no Bairro Efapi. À tarde, serão lançados livros dos escritores Jairo Maciel, Maria Mercedes Colpani, Norberto Pontel e Rafael Silva, às 15h, na Biblioteca Pública Municipal Neiva Costella.

    Ainda na sexta-feira (17), às 20h, uma mesa redonda sobre leitura irá reunir professores dos cursos de letras da Unochapecó e da UFFS, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Na mesma noite terá apresentação cultural, exposição e comercialização de livros. No Sesc, neste mesmo horário, quem quiser saber mais sobre a história do livro, uma exposição com banners explicativos fazem uma viagem no tempo.

    O último dia de atividades será marcado pelo varal literário, às 9h, no Calçadão, junto com a campanha “Doe um agasalho e ganhe um livro”. Em caso de chuva esta atividade será reagendada. Às 15h, na Biblioteca Municipal, um chá literário com contos, causos e poesias e relato de experiências dos contemplados nos Editais das Linguagens, encerra a Semana do Escritor.

    “São atividades voltadas a todos os públicos, alunos, estudiosos, profissionais da área e comunidade. Esperamos que todos aproveitem”, convida a Secretária de Cultura de Chapecó, Roselaine Vinhas.

    semana-do-escritor-chapecoense

    Prefeitura de Chapecó