Rússia promete novo cessar-fogo e abertura de corredores humanitários

Rússia promete novo cessar-fogo e abertura de corredores humanitários

7 de março de 2022 Off Por Editor



  • Civis poderão deixar a Ucrânia para a Rússia e a Bielorrússia.

    A Rússia anunciou um novo cessar-fogo e a abertura de corredores humanitários em diversas áreas da Ucrânia, nesta segunda-feira (7). As regiões de Kiev, Kharkiv e Sumy devem ser abrangidas pela medida, além da cidade portuária de Mariupol, onde duas tentativas de evacuação de civis foram frustradas no fim de semana.

    O comunicado não deixou claro quando o cessar-fogo deve terminar e também se outras áreas serão contempladas.

    As rotas de evacuação publicadas pela agência de notícias russa RIA Novosti, citando como fonte o Ministério da Defesa da Rússia, mostram que os civis poderão deixar a Ucrânia para a Rússia e a Bielorrússia.

    Autoridades russas e ucranianas planejaram uma terceira rodada de negociações nesta segunda-feira.

    Retirada de civis fracassa pela segunda vez em nova tentativa de cessar-fogo
    Por SBT NEWS

    O segundo dia de retirada de civis das cidades de Mariupol e Volnovakha, na Ucrânia, foi frustrado novamente por causa de novos ataques na manhã deste domingo (6).

    Segundo o jornal Pravda, o Batalhão de Azov, das forças ucranianas divulgaram nas redes sociais Twitter e Telegram que novos bombardeios foram realizados pelo exército da Rússia.

    “Precisamos entender que por causa da morte de civis pelas forças de ocupação – não pode haver garantia de segurança dos “corredores verdes”, diz publicação do regimento de Azov.

    A agência Interfax divulgou que separatistas e forças de Kiev trocam acusações por desrespeitar o cessar-fogo.

    A Cruz Vermelha confirmou a suspensão da operação de resgate nas redes sociais, que deveria acontecer a partir do meio-dia, hora local, 7h em Brasília. O cessar-fogo estava acordado inicialmente para durar até as 16h (Brasília), 21h na Ucrânia.

    “A tentativa de hoje de começar a evacuar cerca de 200.000 pessoas falhou”, diz a Cruz Vermelha.

    Informação que também foi confirmada pela Câmara de Vereadores de Mariupol, que afirma que os bombardeios seguem acontecendo.

    As duas cidades estão cercadas pelas forças russas e não há previsão sobre quando vai acontecer uma nova tentativa de retirada dos civis.

    Com informações SBT News