‘Deus me deu forças’, diz primo que salvou criança após mulher atear fogo no corpo no Oeste

‘Deus me deu forças’, diz primo que salvou criança após mulher atear fogo no corpo no Oeste

11 de março de 2022 Off Por Editor



  • Patrícia Lunardi, de 29 anos, se trancou em um quarto com o filho de 2 anos e morreu carbonizada. Quatro crianças estavam na casa.

    Desesperador. Assim Gabriel Moraes, primo de Patrícia Lunardi, descreveu o momento em que salvou o filho da prima, de 2 anos, de morrer com ela no incêndio registrado na tarde desta quinta-feira (10) em Xaxim, no Oeste catarinense. Patrícia faleceu após atear fogo no próprio corpo e colocar em risco a vida de quatro crianças.

    Era por volta das 15h30 quando Gabriel passava pela rua Farrapos, no bairro Alvorada, e percebeu que a casa de Patrícia estava pegando fogo. “Eu estava andando pela cidade, resolvi parar na da minha avó, que é próxima à casa da minha prima, e vi meu primo, filho dela, de 7 anos, com as duas crianças no colo, pedindo ajuda”, relatou.

    A criança de 7 anos havia conseguido fugir com os dois irmãos gêmeos de 3 meses no colo, enrolados em um lençol, após Patrícia se trancar em um quarto com o filho de 2 anos e atear fogo no próprio corpo. Segundo Gabriel, a casa estava completamente trancada e a prima havia colocado um sofá em frente a porta do quarto para dificultar o acesso.

    “Eu peguei os gêmeos, entreguei a um vizinho e fui até a janela, onde escutei os gritos da minha prima e o choro da criança de 2 anos. Tentei de todas as formas quebrar a janela, mas não consegui. Até que arrombei a porta de trás da casa e acessei o quarto. Estava muito escuro e tinha uma fumaça tóxica muito forte. Fiquei cinco segundos dentro do quarto e quase perdi os sentidos. Imagina a criança que estava lá há quase cinco minutos”, relembrou.

    Gabriel disse que não sabe de onde tirou forças para arrombar as portas e ainda não conseguiu assimilar tudo o que aconteceu. “Uma cena que não vou esquecer tão rapidamente. Foi Deus que me deu forças para salvar a criança”. Ele chegou a tentar salvar Patrícia, mas quando retornou ao quarto ela já estava sem vida. “Ela estava com querosene no corpo. Se eu tivesse encostado nela talvez teria me queimado”, lamentou.

    A criança de 2 anos foi encaminhada ao Hospital Frei Bruno, de Xaxim, com queimaduras pelo corpo. Informações sobre o estado de saúde da criança não foram atualizadas. A reportagem tentou contato com o delegado responsável pelo caso, mas até as 10h desta sexta-feira (11) não obteve retorno.

    Depressão pós-parto

    Gabriel e Patrícia tinham uma relação próxima. Conforme informações do primo, Patrícia tinha 29 anos e era mãe de cinco filhos. Ela morava na casa onde o incêndio foi registrado com a sua mãe e as crianças e havia recentemente se separado. No momento do fogo, uma das filhas de Patrícia estava na escola e a avó das crianças estava no trabalho.

    “Acredito que foi uma depressão pós-parto e também a separação. Ela estava sofrendo. Eu tentei de todas as formas ajudar ela, levava ela para a igreja, tentei fazer minha parte, mas quando é pra ser não adianta”, destacou Gabriel.

    Gabriel descreveu a criança de 7 anos que salvou a vida dos irmãos gêmeos como um anjo. “Um anjo que Deus enviou para salvar aqueles bebês. Ele é uma criança especial e feliz”, disse. Segundo o primo, os gêmeos estão na casa a avó paterna.

    Se você ou alguma pessoa que você conhece está passando por um momento difícil ou em crise, é possível buscar ajuda. O CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece apoio emocional para pessoas de todo o Brasil, por meio do telefone gratuito 188, e-mail ou pelo site.

    Com informações Eder Luiz