Hospital da Criança alerta que está com pronto socorro superlotado em Chapecó

Hospital da Criança alerta que está com pronto socorro superlotado em Chapecó

31 de março de 2022 Off Por Editor



  • Em nota, o hospital informou que está com atendimentos diários acima de 200 crianças nos últimos 15 dias, o Hospital da Criança Augusta Müller Bohner (HC-ALVF), em Chapecó, está com o Pronto-Socorro superlotado.

    A maior procura por assistência médico-hospitalar decorre de queixas de doenças respiratórias. Essas manifestações acometem crianças com maior vulnerabilidade entre o outono e o inverno.

    Em decorrência dessa demanda exponencial nos últimos dias tem ocorrido atrasos na triagem que segue a classificação de riscos estabelecida pelo Protocolo de Manchester. Casos e urgência ou emergência tem prioridade sobre os demais.

    O diretor geral, Jader Adriel Danielli, reitera aos pais que busquem os primeiros atendimentos nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) dos seus respectivos bairros ou em estruturas disponibilizadas pelo Município.

    Todas as Unidades de Saúde atendem de segunda a sexta, das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17horas. No Pronto Atendimento da Efapi, todos os dias, manhã, tarde e noite. Além disso, apenas para sintomas gripais, ambulatórios no Verdão, de segunda a sexta das 7h às 00h, sábados e domingos, das 7h às 19h. E, ainda, no ambulatório do Centro, de segunda a sexta, das 7h às 22h.

    Pais e/ou responsáveis por crianças podem tomar alguns cuidados especiais, tais como:

    • Somente ir ao pronto socorro hospitalar com seu filho em casos de emergência ou urgência;
    • Evitar levar filhos com gripe ou resfriado para escola ou creche, pois além do repouso necessário para a recuperação, poderá evitar transmissão para outras crianças;
    • Evitar que pessoas com gripes ou resfriados fiquem em contato direto com seus filhos pequenos, dentro da sua própria casa;
    • Evitar sair de casa com bebês com menos de quatro meses de idade para lugares com aglomerações de pessoas. Nessa idade, as defesas do organismo ainda não estão totalmente desenvolvidas, sendo as crianças nessa faixa etária mais propensa contrair doenças;
    • Manter a criança alimentada e hidratada adequadamente; vacinação adequada e a carteirinha em dia;
    • Manter a casa e principalmente o quarto das crianças arejado e limpo. É importante não ter nada que possa acumular pó, pois ácaros (grande causador de alergias respiratórias) costumam se fixar em objetos como bichinhos de pelúcia, tapetes, cortinas, protetor de berço, mosquiteiro, almofadas, caixas de brinquedos, entre outros.