Varíola dos macacos: primeiro caso suspeito em SC é investigado no Grande Oeste, diz secretaria

Varíola dos macacos: primeiro caso suspeito em SC é investigado no Grande Oeste, diz secretaria

30 de maio de 2022 Off Por Editor



  • O primeiro paciente suspeito de contrair a varíola dos macacos em Santa Catarina é da região do Grande Oeste, informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta segunda-feira (30). A notícia foi divulgada após o Ministério da Saúde confirmar que o Brasil monitorava dois casos da doença no país.

    Segundo o governo estadual, nesta tarde de segunda uma nota ampliada sobre o tema será divulgada. Além da varíola, outros patógenos também são investigados. A idade, gênero e o município que o paciente reside não foram divulgados.

    Em nota, o MS afirmou que os pacientes, um em Santa Catarina e outro no Ceará, “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

    A pasta federal informou ainda que instalou uma Sala de Situação a partir do dia 23 de maio para monitoramento e acompanhamento dos casos no Brasil e no mundo. O Ministério da Saúde está em contato com estados e municípios para apoiar a investigação e as ações de vigilância em saúde.

    A varíola dos macacos entrou no radar dos cientistas depois que surtos da doença foram registrados na Europa, na América do Norte e na Austrália.