Casos de Salmonella associados a chocolates Kinder chegam a 151

Casos de Salmonella associados a chocolates Kinder chegam a 151

28 de abril de 2022 Off Por Editor



  • Crianças menores de 10 anos e mulheres são os grupos mais afetados pela doença.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, na quarta-feira (27), que 151 pessoas no mundo já foram infectadas pela bactéria Salmonella typhimurium após consumirem o chocolate da marca Kinder. O surto da doença começou em meados de abril e, até o momento, já atingiu, ao menos, 11 países.

    De acordo com a OMS, os primeiros casos de salmonella foram detectados no Reino Unido, tratando-se de um vírus desconhecido. Posteriormente, o sequenciamento das amostras e evidências epidemiológicas ligaram o surto a produtos de chocolate da Bélgica que, até o dia 25 de abril, foram distribuídos para, pelo menos, 113 países.

    A Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA, sigla em inglês), também constatou que o vírus é resistente a seis tipos de antibióticos: penicilinas, aminoglicosídeos (estreptomicina, espectinomicina, canamicina e gentamicina), fenicol, sulfonamidas, trimetoprima e tetraciclinas.

    Até o dia 25 de abril, um total de 151 casos foram relatados em países como Bélgica (26 casos), França (25), Alemanha (10), Irlanda (15), Luxemburgo (1), Países Baixos (2), Noruega (1), Espanha (1), Suécia (4), Reino Unido (65) e os Estados Unidos (1).

    Crianças menores de 10 anos (89%) foram afetadas desproporcionalmente e as mulheres representaram 66% dos casos notificados. Entre os sintomas da doença estão febre aguda, dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia – que pode ser hemorrágica como foi relatado na maioria dos casos no surto atual. No total, o quadro pode durar entre dois e sete dias.

    No último dia 20, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do lote L343R03 do chocolate Kinder Schoko-Bons Branco por risco de contaminação por Salmonella. O produto, importado para o mercado brasileiro pela empresa Terra Nova Trading, foi fabricado em Arlon, na Bélgica.

    Com informações SCC10