PMSC é a primeira a adquirir veículo elétrico para policiamento ambiental no país

PMSC é a primeira a adquirir veículo elétrico para policiamento ambiental no país

28 de abril de 2022 Off Por Editor



  • A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do Comando de Policiamento Militar Ambiental (CPMA), recebeu a primeira viatura elétrica para a instituição no Estado e a primeira a ser utilizada pelo policiamento ambiental no país.

    A apresentação do automóvel para a sociedade catarinense aconteceu nesta quinta-feira, 28, das 13h às 17h, durante a feira de veículos e equipamentos Elétricos/Híbridos da I Semana da Mobilidade, em Florianópolis.

    O veículo é um modelo Nissan Leaf, conta com motor totalmente elétrico e emissão zero de CO2, ou seja, uma energia limpa que gera redução de custos tanto de combustível quanto de manutenção. A nova viatura será usada nas atividades administrativas e operacionais.

    A viatura foi adquirida com recursos próprios da Polícia Militar Ambiental, custando R$ 269 mil, e mais oito estações de recarga elétrica, no valor de R$ 49,6 mil. O CPMA está investindo em tecnologia sustentável em direção à visão de um futuro com menor impacto ambiental.

    A aquisição desse veículo é um marco na história da PMSC, pois dá início a mobilidade elétrica em instituições do Estado. Com os benefícios dessa compra e a possibilidade iminente da produção de energia solar, a iniciativa serve de exemplo às demais instituições públicas e a sociedade de modo geral.

    A PMA através de projetos e estudos, gradativamente, poderá realizar a substituição da frota de seus veículos tradicionais por elétricos. Além do veículo, foram adquiridas oito estações de recarga, que serão distribuídas de maneira estratégica por unidades da instituição em todo Estado.

    Vale ressaltar que o Comando de Polícia Militar Ambiental prevê a implantação de usinas fotovoltaicas em todos os quartéis. O objetivo é produzir e injetar energia limpa na rede elétrica para ser utilizada no abastecimento dos veículos durante os serviços e as viagens administrativas.