Dia Livre de Impostos mostra o exagero da carga tributária praticada no País

Dia Livre de Impostos mostra o exagero da carga tributária praticada no País

1 de junho de 2022 Off Por Editor



  • O Dia livre de Impostos, projeto executado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó e Câmara de Dirigentes Lojistas Jovens do município, será nesta quinta-feira (2). O objetivo é manifestar a insatisfação sobre a alta carga tributária aplicada no País e o destino destes impostos. Por isso, ao longo do dia diversos produtos das lojas que aderiram a ação serão comercializados com descontos que representam parcialmente o valor dos impostos.

    A programação também contará com acompanhamento dos membros da CDL Jovem que visitarão as lojas acompanhados pelo impostossauro – vilão que devora de maneira agressiva o dinheiro do povo sem o devido retorno para a população.

    O presidente da CDL Jovem Chapecó, Fernando Alano, explica que além de conscientizar, o movimento gera um aquecimento significativo no comércio da cidade e região, promovendo aumento expressivo nas vendas nesta data. “É uma oportunidade, também, para os lojistas aumentarem seus faturamentos e para a população usufruir de diversos produtos e serviços com descontos correspondentes aos percentuais dos impostos”, destaca.

    O Dia Livre de Impostos é aberto para participação de todas as empresas associadas à CDL do município. Haverá todo apoio de marketing para a empresa participante, com material de divulgação padrão elaborado a nível nacional. O projeto conta uma agência de publicidade que apoia o evento e fará ampla divulgação das ações e das empresas participantes nas redes sociais.

    “Contamos com a participação de todas as empresas associadas da CDL Chapecó para que possamos realizar um grande Dia Livre de Impostos e, assim, tomar iniciativa em relação a insatisfação dos empresários e consumidores sobre a pesada tributação incidente em nosso País”, conclui Fernando.

    Para fortalecer ainda mais o movimento, neste ano a ação conta com novo site nacional (www.dialivredeimpostos.com.br) que possibilitou às empresas participante fazerem cadastro para divulgar seus produtos/serviços em todo o País.

    ENTENDA A SITUAÇÃO DOS TRIBUTOS NO PAÍS

    O Brasil ocupa a segunda posição do ranking de países que mais tributam as empresas, atrás apenas de Malta, de acordo com estudo da plataforma CupomVálido, com base em dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

    Em segunda posição do ranking de países que mais tributam as empresas, o Brasil fica atrás somente de Malta, conforme estudo da plataforma Cupom Válido, com base em dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

    O levantamento, divulgado no mês de abril, demonstra que as empresas do Brasil pagam, em média, uma alíquota de imposto de 34%, representando 70% a mais que a média mundial. O cálculo considera a cobrança de dois impostos sobre as empresas brasileiras: o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (25%) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (9%).

    A taxa média de tributação dos empreendimentos entre os 111 países pesquisados é de 20% e apenas 18 países cobram alíquota acima de 30%. Para se ter uma ideia, as taxas brasileiras são maiores do que as cobradas em países desenvolvidos, como Reino Unido (19%), Canadá (27%), Japão (30%), entre outros.