Justiça dos EUA suspende lei do Texas que proíbe moderação de redes sociais

Justiça dos EUA suspende lei do Texas que proíbe moderação de redes sociais

2 de junho de 2022 Off Por Editor



  • Definição foi em votação apertada com cinco votos a favor e quatro contrários

    Por cinco votos a quatro, a Suprema Corte dos Estados Unidos, equivalente ao STF brasileiro, suspendeu a lei do Estado do Texas que proibia a moderação das redes sociais por parte das plataformas.

    Conhecida por HB 20, a lei proibiria as redes sociais de banir, desmonetizar ou rebaixar postagens de usuários do Texas com base em pontos de vista.

    A batalha jurídica contra lei começou em 2021, no primeiro bloqueio, quando um tribunal de primeira instância. Em maio de 2022, o Quinto Circuito de Apelações, que é uma especie de tribunal regional dos Estados Unidos, desbloqueou a lei HB 20.

    A suspensão foi impetrada pela NetChoice e pela Associação da Indústria da Computação e Comunicação.

    Segundo a publicação The Verge, estes grupos e associações, que tem as big techs como membros, Twitter, Meta(Facebook e Instagram) e YouTube, consideraram que a lei texana transformaria as plataformas em ‘paraísos das expressões mais vis inimagináveis’, que poderia ser exemplo para inspirar outros estados a fazer o mesmo.

    O advogado da NetChoice declarou estar aliviado após a decisão tomada pela justiça norte-americana, considerando a postura legal do estado como ‘excesso inconstitucional do Texas’.

    A situação reflete a insatisfação dos conservadores dos Estados Unidos contra as big techs, que supostamente estariam censurando suas opiniões. O exemplo mais citado por este grupo seria a suspensão das contas das redes sociais do ex-presidente republicano Donald Trump.

    A lei estadual seguirá bloqueada até que nova uma ação judicial que avalia sua constitucionalidade seja julgada pelo tribunal.

    Com informações Isto É