Chuva forte com raios, ventos e granizo deixa SC em alerta

Chuva forte com raios, ventos e granizo deixa SC em alerta

9 de junho de 2022 Off Por Editor



  • Santa Catarina tem alerta para temporais com raios, rajadas de vento e a possibilidade de granizo nesta quinta-feira (9). Conforme a Defesa Civil, órgão que monitora as condições climáticas no Estado, o Litoral Norte é a região com maior risco para ocorrências associadas às chuvas como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

    A condição é consequência de uma frente fria, que se desloca pelo mar, e de sistemas de baixa pressão em vários níveis de atmosfera.

    Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral e Planalto Sul e parte do Meio-Oeste também têm alerta para chuvas, mas a intensidade deve ser menor.

    A Defesa Civil orienta que durante as tempestades a população busque local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados. O ideal é nunca ficar na praia durante as chuvas.

    Dentro dos locais abrigados, a recomendação é ficar longe de janelas e desligar aparelhos eletrônicos. Conforme o órgão, o banheiro em alvenaria é um local seguro.

    SC terá fim de semana de frio
    O final de semana será de frio em Santa Catarina. Conforme a Epagri/Ciram, cidades da Serra podem registrar -6°C entre sábado (11) e domingo (12), Dia dos Namorados. A razão é uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar que deve atingir todo o Estado.

    Conforme a previsão, já na sexta-feira (10), as temperaturas entram em declínio. O sábado e domingo serão ensolarados e com ventos que podem intensificar a sensação de frio.

    De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, na Serra Catarinense, a máxima não deve ultrapassar os 10°C, e no restante do Estado, 15ºC.

    Com informações NSC Total