Rota das Cachoeiras será mais um atrativo turístico de Faxinal dos Guedes

Rota das Cachoeiras será mais um atrativo turístico de Faxinal dos Guedes

28 de julho de 2022 Off Por Editor



  • A Administração Municipal de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense, tem investido no incremento de atrativos turísticos, no fomento dessa atividade econômica, no aprimoramento dos empreendedores que desejam atuar no segmento e em estratégias para atrair visitantes e investidores para o município. As medidas são implementadas com suporte das soluções Plano de Marketing Turístico e Desenvolvimento e Promoção do Turismo, que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.

    Uma das novidades em estruturação, que será lançada nos próximos meses, é a Rota das Cachoeiras. A proposta contempla trilhas de caminhadas até belíssimas cachoeiras, visita em uma propriedade que atua com fruticultura, comercialização de produtos coloniais, turismo religioso e opções gastronômicas. De acordo com a consultora credenciada ao Sebrae/SC e turismóloga, Karla Hall, neste momento o trabalho está voltado à qualificação dos empreendedores rurais para receber os visitantes e em paralelo são desenvolvidas estratégias de promoção desse produto turístico.

    De acordo com o secretário de Fazenda e Administração, Diomar de Souza, a Rota das Cachoeiras será uma excelente opção para os turistas que priorizam o contato com a natureza, a contemplação das belezas naturais, a integração com os familiares em atividades de lazer e recreativas e que valorizam os atrativos turísticos do grande oeste catarinense. “Estamos otimistas com as perspectivas de fortalecimento desse importante segmento econômico que contribui para o desenvolvimento de vários setores do município”, avalia.

    Conheça os atrativos da Rota das Cachoeiras

    A primeira parada será na Cachoeira do Café, na propriedade de Jair Frankin, com acesso por uma trilha de aproximadamente 800 metros. A segunda parada será na propriedade com plantação de jabuticaba, onde os turistas podem saborear ou adquirir a fruta em época de safra, comprar uma árvore grande em frutificação ou um bonsai de jabuticabeira para produzir dentro de casa.

    A terceira parada será nos embutidos e produtos coloniais da marca Carol, que comercializa bolachas, biscoitos, massas congeladas, queijos, salames e torresmos. O almoço dos visitantes será servido no Complexo de Lazer Cruzaro. O roteiro prosseguirá na Cachoeira da Gruta; na fazenda do Gilmar Baldissera com pequenos animais, passeio de quadriciclo e comercialização de geleias; e finaliza com trilha ecológica até o parque ambiental com a Cachoeira Santa Luzia.

    Cidade Empreendedora

    O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, explica que o Plano de Marketing Turístico tem como objetivo definir estratégias e ações de divulgação turísticas necessárias para atrair o público-alvo e atender suas expectativas. “O trabalho envolve avaliação da estrutura organizacional do turismo no município, desafios e oportunidades, tendências, mercado, foco de atuação, estratégias e plano de ações”, complementa. A solução Desenvolvimento e Promoção do Turismo busca garantir a implementação de medidas alinhadas ao Plano Nacional de Turismo. O trabalho envolve sensibilização dos atores, formação e orientação do grupo de trabalho, qualificação da oferta, turismo em números e promoção do destino.