Café rural é o novo atrativo gastronômico de Caxambu do Sul

Café rural é o novo atrativo gastronômico de Caxambu do Sul

9 de agosto de 2022 Off Por Editor



  • Polenta brustolada, queijo e salame colonial, pão com fermento caseiro, pão de cenoura, café passado com leite fresco, ricota, manteiga, geleia de frutas, mel, bolo de nozes, rocambole, bolachas caseiras, waffer, chá de ervas, suco natural e frutas. Essas são algumas das delícias oferecidas no café rural na propriedade do casal Gicela e Derli Martiori, da Linha Laranjeira interior do município de Caxambu do Sul, no oeste catarinense.

    A maioria dos ingredientes utilizados para o preparo dos pratos é produzida na propriedade familiar, que abriu suas portas para receber visitantes na última semana, quando foi realizado o 1º café rural com reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Participaram integrantes do conselho, vereadores, secretários municipais, o vice-prefeito Edi Marcos e o prefeito Glauber Burtet. A iniciativa faz parte do conjunto de ações voltadas ao fortalecimento das atividades turísticas realizadas por meio do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.

    De acordo com a professora aposentada e agora empreendedora, Gicela Martiori, a ideia do café rural surgiu a partir do planejamento para fomentar o turismo em Caxambu do Sul. “Meu esposo foi convidado a participar do Comtur e, logo depois, alguns integrantes conheceram nossa propriedade e se encantaram com o paisagismo, as flores e a estrutura. Eles sugeriram que recepcionássemos os turistas com café rural e aos poucos fomos amadurecendo essa proposta”, relata.

    Gicela comenta que ela e seu esposo se revezaram para participar das visitas técnicas realizadas com o objetivo de conhecer outras propriedades envolvidas com o turismo rural na região e identificar modelos que estão dando certo. O grupo de empreendedores interessados em atuar no turismo em Caxambu do Sul conheceu os atrativos dos municípios de Arvoredo, Quilombo, Itapiranga e São João do Oeste. “Retornei dessas missões com mais ânimo e disposição para aceitar o desafio. Então, recebi orientações das consultoras, que sempre me incentivaram e mostravam as possibilidades. Sei que temos muito o que aprender ainda, mas vamos aprimorando com o tempo”, analisa.

    No início, a família sentiu insegurança e questionou se daria certo essa nova atividade. Mesmo com receio procurou fazer da melhor forma possível e os resultados já começam a aparecer com a confirmação de agendamento de outra edição do café rural. “Os primeiros 20 visitantes relataram que estava tudo maravilhoso e que o lugar é bem acolhedor. Então, percebi que a proposta já deu certo e me senti muito grata por isso, porque somos hospitaleiros e gostamos de receber bem as pessoas”, avalia Gicela.

    O presidente do Comtur, Ironi Cecon, antecipa que o café rural é excelente e que não deixa a desejar de outras experiências que conheceram na região. “Estamos na expectativa dessa estruturação da rota de turismo rural. Iniciamos com o atrativo gastronômico e esperamos que os demais também aconteçam. Agradecemos o apoio da Administração Municipal que tem nos motivado a prosseguir e ao Sebrae/SC que proporciona uma atenção especial e tem trabalhado na comunidade. Sabemos que no começo tudo é difícil, mas que temos potencial para investir no turismo”, ressalta.

    O quiosque na propriedade é fechado e comporta até 25 pessoas. Os interessados em saborear o café rural podem agendar visitação pela Sala do Empreendedor de Caxambu do Sul com a agente de desenvolvimento Josiane Agostini ou pelo telefone (49) 3326-0127. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas.

    Fomento do turismo

    De acordo com o prefeito Glauber Burtet o turismo em Caxambu do Sul tem sido incentivado como uma nova cadeia produtiva. Exemplo disso é a rota de turismo rural, que oferecerá a gastronomia local tipicamente italiana, além de produtos feitos pelos agricultores e artesãos, nos quais os visitantes terão acesso e poderão comprá-los. Outra iniciativa é a Prainha, um projeto estratégico e com elevado investimento, no qual será feita uma prainha artificial junto ao lago da Foz do Chapecó com toda a infraestrutura necessária para receber a comunidade local e os turistas da região.

    “Nossa intenção é desenvolver essa nova cadeia produtiva que tem crescido em nossa região, principalmente, após a pandemia da covid-19 em que os turistas passaram a priorizar destinos próximos as suas residências. Estamos muito satisfeitos com esse trabalho e convictos que o turismo trará ainda mais renda e progresso ao município. Observamos que essa atividade econômica é uma ‘indústria limpa’ e por esse motivo estamos investindo nessa grande iniciativa”, argumenta o prefeito.

    O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, explica que as áreas prioritárias para investimento no turismo do município são turismo rural, náutico, lazer e gastronômico, por isso os trabalhos executados com suporte do Programa Cidade Empreendedora estão voltados à estruturação de produtos turísticos, planejamento do setor e capacitação dos empreendedores para que estejam aptos a receber visitantes.