Projeto capacita profissionais do setor turístico

Projeto capacita profissionais do setor turístico

31 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Iniciaram nesta semana as atividades de capacitação do projeto “Desbravando nosso potencial turístico”. Tratam-se de cursos gratuitos, voltados a profissionais que atuam no setor turístico, como forma de qualificá-los e prepará-los para receber os visitantes que chegam a Chapecó. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, junto com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sihrbasc).

    A qualificação está sendo oferecida para recepcionistas, garçons e camareiras que já atuam na área e para pessoas que pretendem iniciar na profissão. A proposta é levar àqueles que têm o primeiro contato com os turistas e visitantes, informações e conhecimento sobre turismo, sensibilizar sobre a importância dessas ações para a economia, oportunizar o acesso ao conhecimento, promover integração entre setores e propor uma qualificação setorial continuada, por meio de oficinas.

    “Observamos a dinâmica da atividade turística no município e percebemos a importância em qualificar os atores desse setor. Chapecó realiza grandes eventos de negócios ao longo do ano e recebe pessoas de diferentes locais do Brasil e do exterior e nós queremos que esses visitantes usufruam da nossa hospitalidade, sintam-se acolhidos e retornem. Essas qualificações também são uma forma de levantar a autoestima dos profissionais que atuam no município, valorizando o exercício da sua profissão”, disse o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

     

    Cenário turístico

    Reconhecida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina como Capital Catarinense dos Eventos de Negócios, Chapecó é consolidada como destino turístico. De acordo com o Ministério do Turismo, está classificada na categoria “B” do novo Mapa Turístico Brasileiro/2017, fazendo parte do seleto grupo de 11 municípios catarinenses com potencial de desenvolvimento.

    Atualmente o município conta com mais de 200 mil habitantes, sendo polo de uma região que compreende o Oeste Catarinense, Norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná. A infraestrutura hoteleira, conta com cerca de 3.500 leitos, aeroporto com 8 voos diários,  que liga o município e região aos principais centros urbanos, a boa localização geográfica em relação ao Mercosul, e a  diversificada agenda de  eventos são considerados pontos importantes que alavancam o turismo local.