Pesquisa Ipec: Entre evangélicos, Bolsonaro tem vantagem de 62% contra 19% de Lula em SC

Pesquisa Ipec: Entre evangélicos, Bolsonaro tem vantagem de 62% contra 19% de Lula em SC

24 de agosto de 2022 Off Por Editor



  • Levantamento ouviu 800 eleitores entre os dias 20 e 23 de agosto em 39 cidades de SC

    A vantagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) na intenção de voto entre eleitores de SC é ainda maior no público evangélico. A pesquisa Ipec, contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta terça-feira (23), mostra que o atual presidente tem 62% da preferência do eleitorado evangélico, contra 19% de Lula. Na pesquisa geral das intenções de voto em SC, Bolsonaro registrou 50%, contra 25% do petista. Os dados são do levantamento estimulado — quando os entrevistados são apresentados à lista de candidatos.

    O cenário repete o que ocorre na esfera nacional, em que Bolsonaro tem vantagem maior sobre Lula entre o eleitorado evangélico. Pesquisa Ipec encomendada pela Globo e divulgada no último dia 15 mostrou diferença de 47% a 29% entre os dois presidenciáveis entre eleitores evangélicos de todo o país, enquanto no cenário global Lula liderava com 44%, ante 32% de Bolsonaro. O desempenho chega a motivar o desenvolvimento de estratégias entre os candidatos para aumentar a participação neste grupo do eleitorado.

    No caso de SC, no entanto, mesmo entre os católicos Bolsonaro lidera com vantagem confortável. São 48% de eleitores que declaram intenção de voto no atual presidente neste público,contra 25% de favoráveis a Lula. Entre entrevistados que se declararam de outras religiões ou sem credo, Bolsonaro somou 43% e Lula, 34%.

    Outros candidatos à Presidência têm baixo desempenho entre os religiosos em SC, a exemplo do que apareceu na pesquisa global estadual. Os únicos a registrar mais de 1% foram Ciro Gomes, do PDT, com 6% entre evangélicos, 6%, católicos, e 7% entre fiéis de outras crenças ou sem religião, e Simone Tebet, do MDB, que somou 3% entre evangélicos, 3%, católicos, e 2% entre outras crenças ou sem religião.

    Vera, do PSTU, não pontuou entre evangélicos e católicos, mas teve 2% entre fiéis de outras religiões ou pessoas sem vínculo com religião informado.

    A pesquisa Ipec/NSC foi feita entre os dias 20 e 23 de agosto e entrevistou 800 pessoas em 39 cidades de SC. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.

    O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.

    Confira dados da pesquisa a presidente por religião em SC

    Com informações NSC Total