Bebê com AME de SC tem aplicação do remédio mais caro do mundo suspensa

Bebê com AME de SC tem aplicação do remédio mais caro do mundo suspensa

31 de agosto de 2022 Off Por Editor



  • TRF4 vai julgar novamente o caso de Matteo. O bebê de Chapecó busca o direito do medicamento que pode salvar sua vida.

    O pequeno Matteo, de um ano e três meses, que precisa do medicamento Zolgensma para tratar a Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1, obteve judicialmente o direito para receber a infusão do medicamento, considerado o mais caro do mundo. A família de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, recebeu a transferência do valor necessário para compra do medicamento, no dia 9 de agosto, entretanto, nesta terça-feira (30), um parecer desfavorável fez com que o direito, obtido em liminar, seja novamente julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A advocacia da União pediu a suspensão da liminar, que havia sido conseguida anteriormente. O novo julgamento que vai decidir se Matteo receberá o Zolgensma ocorre nesta quarta-feira (31), a partir das 14h.

    Anna Julia Danieli, mãe do pequeno, publicou um vídeo nas redes sociais. Emocionada, contou que recebeu a notícia do novo julgamento quando acompanhava o filho em exames, na Capital.

    “Tivemos essa notícia ridícula, me desculpe pela palavra”, desabafou a mãe.

    A família destaca que o bebê tem oito laudos diferentes que atestaram, que, somente o Zolgensma pode ser o medicamento utilizado para o caso do pequeno. O medicamento Spinraza, fornecido pelo SUS, não é indicado para o caso de Matteo.

    “A gente luta tanto, encerramos uma campanha, já ajudamos muitas crianças”, destaca a mãe, que conta que tinha certeza que o filho receberia a medicação.

    “A gente precisa muito da ajuda de vocês na divulgação”, explica ao falar da suspensão e do novo julgamento.