Venda de iPhone é suspensa no Brasil; veja o motivo

Venda de iPhone é suspensa no Brasil; veja o motivo

6 de setembro de 2022 Off Por Editor



  • Senacon também pediu a cassação do registro na Anatel dos smartphones a partir do modelo iPhone 12

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), suspendeu nesta terça-feira (6) a venda de iPhone no país, devido à Apple não fornecer os aparelhos novos com carregador de bateria. Desde 2020, a fabricante inclui apenas o fio do carregador, sem a tomada. Além do bloqueio das vendas, a empresa foi multada em R$ 12,2 milhões e pedida a cassação do registro junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) dos smartphones a partir do modelo iPhone 12.

    A decisão foi publicada no diário oficial da União hoje. A Apple foi condenada pela venda casada, venda do produto incompleto ou sem a funcionalidade essencial, recusa da venda do produto completo mediante discriminação contra o consumidor e transferência de responsabilidade a terceiros.

    A defesa da fabricante alegou que o objetivo era de incentivar um consumo saudável do produto, por isso não oferta o carregador.

    Segundo o secretário nacional do consumidor, Rodrigo Henrique Roca Pires, o objetivo é impedir que o produto seja vendido em partes, causando prejuízo aos consumidores no Brasil.

    ” O direito do consumidor, a defesa do consumidor é um direito fundamental previsto pela constituição da República, portanto vender-se um aparelho de espírito desacompanhado de algum instrumento que seja essencial no seu funcionamento ofende a constituição da República, viola o código de defesa do consumidor”, afirmou.

    A Apple ainda pode recorrer da decisão.