Últimos dias para se inscrever no Startup Weekend Chapecó

Últimos dias para se inscrever no Startup Weekend Chapecó

6 de abril de 2022 Off Por Editor



  • Evento é voltado para qualquer pessoa que deseja aprender a criar uma startup e colocá-la em prática

    Nesta sexta-feira, sábado e domingo, de 8 a 10 de abril, ocorre a sétima edição do Techstars Startup Weekend Chapecó, no Pollen Parque Tecnológico e Científico, atrás da Unochapecó. O SW é uma imersão prática de 54 horas, que conecta pessoas em todos os estágios da jornada empreendedora, com os recursos necessários para desenvolver novas startups. De todos os participantes que já passaram pelo evento ao longo dos anos, cerca de 80% continuam com sua equipe após o final de semana.

    Para aplicar a metodologia do Startup Weekend nos eventos regionais, a Techstars – instituição que gerencia o SW globalmente – conta com representantes, os chamados facilitadores. Em Chapecó, quem terá o papel de conduzir os participantes, mentores e jurados é o analista de inovação da Bulbe Energia, João Miguel Silva Abreu, que vem de Belo Horizonte/MG. “O facilitador garante que a organização local está se preocupando com a experiência de todos os envolvidos, coordena o evento e dá suporte para que a metodologia seja posta em prática”, reforça, e salienta: “O Startup Weekend muda a forma como enxergamos as pessoas, o trabalho e é uma porta de entrada para um novo mundo”.

    Como acontece o Startup Weekend?

    Na sexta-feira (8) à noite, os participantes interagem, se conhecem e todos que tiverem ideias de startups, apresentam ao grupo. Eles mesmos votam e definem quais continuarão a ser desenvolvidas durante o evento. Assim, formam-se as equipes, de acordo com o interesse pela proposta, e começam a trabalhar em cima dela. Já no final de semana, os mentores trabalham com o grupo a validação da ideia, ou seja, identificar se ela resolve um problema/dor de pessoas reais. Eles também auxiliam as equipes a testar a solução de uma forma simples e com poucos recursos, para compreender se ela pode ser levada à frente. Por fim, instruem a como apresentá-la, através de pitches (uma apresentação rápida, de até quatro minutos sobre a empresa). Na noite de domingo, as equipes apresentam suas ideias para uma banca de jurados, que irão avaliar e premiar os melhores projetos. A imersão encerra com um happy hour, com temática cyberpunk. A líder desta edição, a designer Duana Scussiato, explica melhor o termo cyberpunk. “É um gênero de ficção científica de contracultura, que surgiu nos anos 1980 e trata de um mundo com alta tecnologia e baixa qualidade de vida. Exemplo disso é o filme Matrix”.

    Um dos mentores que estará presente no SW Chapecó vem do Rio de Janeiro. O fundador da Aya psicologia e líder da comunidade Cariocax startups, Douglas Vidal, conta que começou a carreira como empreendedor depois de participar de edições do Startup Weekend. Ele irá contribuir principalmente com a experiência enquanto psicólogo e salienta que a saúde mental é um dos pilares essenciais da inovação. “Vou ajudar os participantes a se manter calmos, a construir pitches utilizando gatilhos para atrair a atenção do público e lembrá-los de cuidar de si mesmos durante o processo. É possível participar de um evento de três dias e construir um futuro melhor com saúde mental e bem-estar”, ressalta.
    Duana finaliza convidando a todos para o SW Chapecó. “Se você deseja aprender a criar uma estratégia para ser bem aceita pelo mercado, desenvolvendo de fato um negócio, ter contato com lideranças do meio vindas de todo o Brasil, fortalecer seu networking e ainda encontrar parceiros com espírito empreendedor como o seu, o SW Chapecó é a oportunidade ideal!”.

    Para se inscrever no Startup Weekend Chapecó, que ocorre nos dias 8, 9 e 10 de abril, no Pollen Parque, inscreva-se em https://linktr.ee/swchapeco ou pelo instagram @swchapeco. O SW não tem fins lucrativos e todo valor arrecadado, inclusive do ingresso, é convertido na alimentação, parceria com mentores altamente qualificados e na experiência do evento.

    Cúmplices do Khaos
    O evento tem como patrocinadores locais o IXC, Sebrae, Amplimed, Unochapecó, Pollen Parque, Gráfica Expresso, DJ Rafa, Sicoob, Uceff, Acate/Deatec, MhNet, Multisoftware, Evento HOJE, Agência de comunicação e revista Flash Vip Comunica!, Golden Hotel Chapecó, ACB Bebidas, Giulietta, e-comBR, e Coonecta Ideias. Empresas que estão envolvidas na organização do projeto e que fomentam a edição em Chapecó são a hi.do, Tour Gastronômico, SeedCap, Brejeiro Beer, Imigra Work e Inviotec.
    Além dos patrocinadores locais, também conta com os estaduais Sebrae, 49 Educação, Zoho, Ambev, Bossanova, Acif, Invisto, 55, Fapesc, Ailos, Questum, Silva, Santana & Teston Advogados, Sankhya, Zendesk Startups, AWS, e iFood; e os globais Google for Startups, GoDaddy e Miro.

    Com informações Mirella Schuch