Nasa envia missão para desviar trajetória de asteroide

Nasa envia missão para desviar trajetória de asteroide

23 de setembro de 2022 Off Por Editor



  • Ação é inédita e procura comprovar se plano poderia salvar a Terra em caso de ameaça

    Um importante acontecimento está marcado para a próxima segunda-feira (26): a consolidação da missão Dart. Conforme cronograma divulgado, a espaçonave enviada pela Nasa deve colidir com o asteroide Dimorphos, de 170 metros de largura, e desviar a trajetória da rocha, que encontra-se atualmente na órbita ao redor do sol.

    A missão é inédita e faz parte do plano de defesa planetária, para constatar se seria possível realizar o desvio de algum asteroide que representasse ameaça à Terra. Segundo a Nasa, não é uma questão de destruir o plano rochoso, mas sim de empurrá-lo ligeiramente, gerando um impacto cinético e alterando a trajetória do objetivo.

    “Precisamos estar preparados se alguma vez formos ameaçados por um desses enormes corpos emergindo do vazio do espaço. Nossos esforços de observação estão aumentando, nosso estudo dessas relíquias está desenrolando seus segredos, e a história dos asteroides é uma parte crescente de nossa investigação científica”, escreveu a agência.

    A missão foi lançada em 23 de novembro de 2021 e já está próxima do alvo. A expectativa é que o asteroide seja atingido por volta das 23h14 GMT, a uma velocidade de mais de 20 km/h. O momento de impacto será transmitido pelo site da Nasa.