Disputa pela presidência: Lula e Bolsonaro disputam o 2º turno

Disputa pela presidência: Lula e Bolsonaro disputam o 2º turno

3 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • O presidente, Jair Bolsonaro (PL), vai enfrentar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das Eleições 2022. Na disputa pela reeleição, Lula recebeu 48% e Bolsonaro ficou com 43% dos votos válidos. A eleição vai ocorrer no domingo, 30.set.

    Com Lula na frente das pesquisas de intenção de voto, desde o início da campanha oficial, o PT chegou a cogitar uma eventual vitória no primeiro turno sobre Bolsonaro. Desde o início da contagem dos votos das urnas, os resultados mostraram Bolsonaro à frente de Lula.

    Com a disputa polarizada entre Bolsonaro e Lula, os demais candidatos ficaram distante do desempenho dos favboritos. A candidato Simone Tebet (MDB) ficou em terceira colocada, com 4% dos votos válidos. O candidato Ciro Gomres (PDT) ficou com 3%. Soraya Thrtonicke (União Brasil) teve 0,5%. Felipe D’Avila (Novo) teve 0,4%. Padre Kelmon (PTB) teve 0,07%. Léo Péricles (UP), 0,05%, Sofia Manzano (PCdoB), 0,04%, Vera (PSTU), 0,02%, e Constituinte Eymael (DC), 0,01%.

    Bolsonaro consquistou mais votos do que previam os maiores institutos de pesquisa, e ganhou no Rio de Janeiro e em São Paulo, com uma diferença de 10 e sete pontos percentuais de diferença, respectivamente. Em Minas, Lula ganhou por quatro pontos percentuais de diferença.

    “Sempre achei que a gente ia ganhar, e afirmo que ainda vamos ganhar essas eleições. Isso para nós é apenas uma prorrogação”, afirmou Lula após a apuração.

    O vencedor no segundo turno governará o país de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2026.

    Confira uma breve descrição de cada candidato

    Luiz Inácio Lula da Silva

    O ex-presidente é candidato a presidente da República em 2022 pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Lula, de 76 anos, nasceu em Caetés, na época um distrito de Garanhuns (PE), é ex-metalúrgico, foi deputado federal por São Paulo (1987-1991), foi constituinte, e governou o país entre 2003 e 2010.

    Em 2018, foi preso para fins de execução provisória da pena no processo do triplex do Guarujá e foi impedido de disputar as eleições daquele ano com base na Lei da Ficha Limpa. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações de Lula. Posteriormente, os processos da Lava Jato contra ele prescreveram ou foram arquivados. Lula foi confirmado como candidato a presidente da República nas eleições de 2022 no dia 21 de julho. Ao seu lado, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), de 68 anos, concorre à vice-presidência.

    Jair Bolsonaro

    O presidente Jair Bolsonaro, 67 anos, se filiou ao Partido Liberal (PL) em novembro de 2022 para disputar a reeleição. Ele é natural de Glicério (SP), seguiu carreira militar e chegou a capitão. Deu início à carreira política em 1988, quando se elegeu vereador no Rio de Janeiro. Depois, entre 1990 e 2018, ocupou a cadeira de deputado federal.

    Em 2018, Bolsonaro se elegeu presidente como o 1º militar que chegou ao posto pelo voto desde 1945. A candidatura de Bolsonaro à reeleição para a Presidência da República foi oficializada pelo PL no dia 24 de julho de 2022. Ao seu lado, o militar da reserva Walter Souza Braga Netto, de 65 anos, está concorrendo à vice-presidência.

    Com informações SCC10