Carol De Toni é a Deputada Federal mais votada de SC; confira os eleitos

Carol De Toni é a Deputada Federal mais votada de SC; confira os eleitos

3 de outubro de 2022 Off Por Editor



  • Carol De Toni (PL) se reelegeu ao cargo de Deputa Federal por Santa Catarina e alcançou a marca de candidata mais votada, com mais de 227 mil votos. De Toni abriu uma diferença de 52 mil votos, do segundo colocado, Professor Pedro Uczai (PT). Deputados federais e estaduais são eleitos pelo sistema proporcional e não pelas eleições majoritárias. Santa Catarina teve o direito de escolher 16 deputados federais.

    O feito foi alcançado com 92,96%, com 224 mil votos das seções totalizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC). Ao fim da contagem dos votos, a Deputada contabilizou 227.632 votos. O candidato Professor Pedro Uczai (PT), conquistou 173.531 votos e foi o segundo candidato que recebeu mais votos no estado. Jorge Goetten (PL), terceiro mais votado, recebeu 159.339 votos.

    Ao lado de correlegionários, reunidos em Chapecó, no Oeste catarinense, Carol De Toni comemorou a votação expressiva. A deputada fez uma live nas redes sociais e agradeceu aos catarinenses e ao presidente Jair Bolsonaro.

    De Toni afirmou que agora momento é de apreensão, pela campanha de segundo turno do presidente Jair Bolsonaro. “Estamos muito felizes, mas apreensivos e acompanhado a eleição do presidente Bolsonaro”, afirmou.

    “Gratidão aos 224 mil votos. Tendo a satisfação, alegria e gratidão aos catarinenses”, disse a deputada.

    Confira os Deputados Federais eleitos por Santa Catarina
    Em ordem decrescente de votos:

    Carol de Toni (PL)
    Professor Pedro Uczai (PT)
    Jorge Goetten (PL)
    Ana Paula Lima (PT)
    Carmen Zanotto (CIDA)
    Julia Zanatta (PL)
    Ismael (PSD)
    Daniel Freitas (PL)
    Cobalchini (MDB)
    Gilson Marques (NOVO)
    Daniela Reinehr (PL)
    Carlos Chiodini (MDB)
    Ricardo Guidi (PSD)
    Zé Trovão (PL)
    Rafael Pezenti (MDB)
    Fabio Schiochet (União)

    Função de um deputado federal

    Um deputado federal trabalha como parte do Poder Legislativo na Câmara dos Deputados em Brasília. De forma resumida, o cargo tem a função de criar, alterar e discutir as leis que governam as instâncias municipais, estaduais e federais. Inclusive, pode sugerir a alteração ou revogação de leis da própria Constituição.

    Além disso, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, um deputado federal, como fiscal do poder executivo, está diretamente ligado à fiscalização da atuação do Presidente da República e da sua gestão. Qualquer projeto de iniciativa do Executivo passa primeiro pela Câmara, antes de seguir para o Senado.

    Com informações SCC10